Topo

Lei em Campo

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

FIFA muda Estatuto e inclui português, russo e árabe como idiomas oficiais

Gabriel Coccetrone

15/06/2022 10h22

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Com o objetivo de conseguir se comunicar diretamente com o maior número possível de integrantes da comunidade mundial do futebol, a FIFA incluiu três idiomas como língua oficial: português, árabe e o russo, que agora se juntam ao inglês, espanhol, francês e alemão. A mudança no artigo 9 do estatuto da entidade máxima do futebol, que aborda as linguagens, foi aprovada pelas associações no Congresso realizado em 31 de março, em Doha, no Catar. Para especialistas ouvidos pelo Lei em Campo, a medida é importante e ajuda na globalização do esporte.

"Importante mudança que visa a globalização e a melhor comunicação entre seus países membros. Não era cabível que um contrato entre um clube português e outro brasileiro tivesse que ser redigido em espanhol ou inglês. Vitória da democracia no futebol", afirma André Galdeano, advogado especialista em direito desportivo.

"A expansão do rol de idiomas oficiais da FIFA é positiva, já que permite o acesso a mais documentos da entidade por mais pessoas. De fato, o idioma pode ser um fator que barra o acesso à informação para muitas pessoas", avalia Fernanda Soares, advogado especializada em direito desportivo e colunista do Lei em Campo.

A mudança, apesar de importante, não teve muito alarde. Há uma explicação para isso. A cúpula entendeu que em meio à guerra entre Rússia e Ucrânia, anunciar que o idioma russo se tornou uma língua oficial não seria bem visto neste momento.

A proposta da inclusão dessas três línguas foi do Conselho da entidade, em fevereiro deste ano, quando a relação entre Rússia e Ucrânia já estava tensionada, porém, ainda não conflitos bélicos. Em dezembro de 2021, o presidente da FIFA, Gianni Infantino, defendeu publicamente a inclusão do árabe como língua oficial, aproveitando que a próxima edição da Copa do Mundo será realizada no Catar.

Segundo o 'UOL Esporte', das 210 associações que podiam votar, 187 disseram sim pela inclusão dos três idiomas como língua oficial, 4 não e 19 se abstiveram. Como o voto é secreto, não é possível saber como cada uma votou.

"Nos últimos anos a FIFA tem trabalhado para se aproximar de todos que integram o mercado do futebol e, certamente, a inclusão de outros idiomas entre os oficiais da entidade é uma medida efetiva de inclusão e integração, reforçando o sentimento de pertencimento", disse ao Lei em Campo o advogado especializado em direito desportivo Filipe Souza.

A partir do dia 1º de junho, 60 dias após o 72º Congresso da FIFA (onde foi aprovada a mudança), os principais comunicados da entidade passaram a ser traduzidos para russo, árabe e português. Atas e documentos comuns continuarão apenas em inglês, espanhol e francês.

"É importante ressaltar, porém, que isso não significa que absolutamente todos os documentos estarão disponíveis em todas as línguas oficiais. A FIFA garante a publicação da sua documentação apenas em espanhol, inglês e francês; abre, porém, a possibilidade de publicação de alguns documentos em alemão, árabe, português e russo", finaliza Fernanda Soares.

Nos siga nas redes sociais:@leiemcampo

Nossa seleção de especialistas prepara você para o mercado de trabalho: pós-graduação CERS/Lei em Campo de Direito Desportivo. Inscreva-se!