Topo

Julio Gomes

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Dominador na Espanha, Barcelona virou café com leite na Europa

Xavi, técnico do Barcelona, durante a partida contra o Getafe - Josep Lago/AFP
Xavi, técnico do Barcelona, durante a partida contra o Getafe Imagem: Josep Lago/AFP

23/02/2023 18h58

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Escrevi aqui sobre a mentalidade vencedora, que faz do Real Madrid o grande bicho papão das competições europeias. O Barcelona tem se mostrado exatamente o oposto, como vimos mais uma vez nesta quinta. O Barça é líder na Espanha, mas não passou da fase de grupos na Champions League, "caiu" para a Liga Europa e, agora, está fora também da segunda competição do continente.

É verdade que o Barça jogou sem Pedri e Gavi, que são talentosos, mas ainda garotos. Mas a derrota por 2 a 1 para o Manchester United, de virada, mostrou mais uma vez como o Barcelona tem tido dificuldades nestes jogos grandes.

No ano passado, vamos lembrar, caiu diante do Eintracht Frankfurt, naquela noite histórica da invasão alemã ao Camp Nou. Na Champions desta temporada, não suportou a pressão nos jogos contra Bayern e Inter, na fase de grupos. E mais uma vez cai na Europa League em uma fase bem longínqua da final.

Contra o United, o Barcelona "ganhou" um pênalti de Bruno Fernandes no primeiro tempo, convertido por Lewandowski. Mas nunca conseguiu fazer valer a vantagem no placar, contra atacar com velocidade, jogar com inteligência. Não foi um mau jogo, mas era um daqueles embates em que o tempo inteiro parecia que o Barça acabaria sucumbindo.

O United voltou com modificações no segundo tempo, mudou a dinâmica do jogo, foi para cima e "ao natural" chegou à virada. Fred fez uma partida enorme, ele e Anthony acabaram sendo os autores dos gols de um ótimo e confiante time do United. O Barça ofereceu pouca resistência, é uma equipe que derrete psicologicamente.

Antes destas eliminações na Europa League, é bom lembrar que o Barça vinha dando vexame atrás de vexame na Liga dos Campeões, mesmo na era Messi. Teve o 8 a 2 do Bayern, eliminações vexatórias para Roma e Liverpool, entre outras derrotas marcantes. Já são oito temporadas consecutivas sem taça continental.

É curioso, porque em casa o Barcelona tem claramente dominado o Real Madrid. Para pegarmos apenas o recorte dos últimos 20 anos, o Barça tem 10 títulos espanhóis e caminha a passos largos para mais um - o Real tem 6. Na Copa do Rei, está 7 a 2 neste mesmo recorte de tempo. Na semana que vem, Real Madrid e Barcelona fazem a partida de ida das semifinais da atual edição da Copa do Rei. O último confronto entre eles foi vencido pelo Barça por 3 a 1, em janeiro, na Supercopa.

Enfim, nos confrontos entre eles e nas competições domésticas, o Barcelona tem levado vantagem. Mas, quando se trata de Europa, o Real Madrid mostra sua força. E o Barça virou café com leite.