Topo

Julio Gomes

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

PSG é a grande decepção até agora. Veja quem já se classificou na Champions

Lionel Messi, Mbappé e Neymar durante partida entre PSG e Manchester City na Liga dos Campeões - Reuters/Carl Recine
Lionel Messi, Mbappé e Neymar durante partida entre PSG e Manchester City na Liga dos Campeões Imagem: Reuters/Carl Recine

25/11/2021 10h55

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Falta apenas uma rodada para o fim da fase de grupos da Liga dos Campeões da Europa. Entre os favoritos ao título, apenas um decepciona: o PSG, que era o principal cotado após a contratação de Messi e a permanência de Mbappé, além da companhia de Neymar para formar o trio mais badalado do mundo.

O time simplesmente não consegue desenvolver um jogo coletivo e está aprendendo, na marra, que vai ser difícil ganhar dos grandes europeus com três jogadores brilhantes, mas que não pressionam, não marcam, não ocupam espaços. Com a bola no pé e com espaço, é uma delícia vê-los em ação. Mas a química não está lá, principalmente entre Messi (que não queria vir) e Mbappé (que não queria ficar).

Os dedos apontam para Mauricio Pochettino, que está sendo sondado pelo Manchester United e quer se mandar. Mas a decisão não cabe a ele, cabe aos donos do clube, o Catar.

Ficar em segundo no grupo do City não é absurdo. O que chama a atenção foi a forma como os dois jogos se desenvolveram, um ataque contra defesa. Importante notar, que, se fosse mata-mata, o PSG teria passado! (ganhou por 2 a 0 em casa, perdeu por 2 a 1 fora). Mas não era mata-mata, o contexto influencia o andamento dos jogos. É claro que, com Messi-Mbappé-Neymar, o Paris pode ganhar de qualquer um. Espanta saber que também pode perder de qualquer um. Foi uma fase de grupos para lá de frustrante, apesar da classificação.

Entre outros candidatos, a decepção é o Atlético de Madrid. Que, no entanto, ainda tem chances de se classificar mesmo depois de perder para o Milan, ontem, em casa. Outro que não atendeu às expectativas foi o Borussia Dortmund, já eliminado depois dos 3 a 1 para o Sporting, em Lisboa. Sem Haaland, machucado, não sobra muita coisa para o time alemão. Neste grupo, passou em primeiro o Ajax, a sensação do torneio, com 100% de aproveitamento.

O Barcelona está contra a parede e, depois de um início horroroso, tem a chance de se classificar - mas precisará vencer o Bayern, em Munique, para avançar. É verdade que será, provavelmente, com estádio vazio e contra um time reserva. Será um teste de fogo para a juventude comandada por Xavi.

Dos grandes favoritos ao título, Bayern, Manchester City, Chelsea e Liverpool, nenhum deles desapontou até agora. Bayern e Liverpool ganharam os cinco jogos e dentro de grupos difíceis. O City também já se garantiu como primeiro do grupo, após bater o PSG e mostrar amplo domínio sobre o time francês. O Chelsea, atual campeão, enfiou 4 a 0 na Juventus e já está classificado, mas ainda precisa vencer a última partida para ser primeiro.

O Real Madrid e o Manchester United também já estão classificados. O primeiro não empolga, mas é o "papai" da competição e sempre precisa ser respeitado. O United, sabe-se lá como, já passou em primeiro na chave - ou melhor, sabe-se sim, um tal Cristiano Ronaldo resolveu fazer gols no fim de todos os jogos importantes e levar o time nas costas.

São 11 das 16 vagas de oitavas de final já definidas, com cinco primeiros colocados dos grupos também decididos. Veja a situação de cada grupo:

GRUPO A:
Manchester City - classificado em primeiro
PSG - classificado em segundo

GRUPO B:
Liverpool - classificado em primeiro
Porto tem 5 pontos, Milan e Atlético de Madrid têm 4. Na última rodada, jogam Milan x Liverpool e Porto x Atlético. O Porto só depende dele. O Milan precisa vencer e o Porto tropeçar. Mas, se Milan e Atlético vencerem, a decisão da segunda vaga entre eles será no saldo de gols (Milan com -2, Atlético com -3) ou em critérios posteriores.

GRUPO C:
Ajax - classificado em primeiro
Sporting - classificado em segundo
Borussia Dortmund - eliminado, vai jogar a Europa League

GRUPO D:
Real Madrid e Inter de Milão estão classificados e se enfrentam na última rodada, em Madri, com a vantagem do empate para o Real ser primeiro do grupo. O surpreendente Sheriff, da Moldávia, se garantiu na Europa League, à frente do Shakhtar Donetsk.

GRUPO E:
Bayern de Munique - classificado em primeiro
Barcelona, com 7 pontos, e Benfica, com 5, disputam a segunda vaga. O Barça entra se vencer em Munique ou se o Benfica não ganhar do eliminado Dynamo de Kiev, em Lisboa. O time de Jorge Jesus passa se ganhar e o Barcelona não conseguir triunfar contra o Bayern reserva.

GRUPO F:
Manchester United - classificado em primeiro
Atalanta e Villarreal disputam a segunda vaga em duelo direto, em Bérgamo, com o time espanhol jogando pelo empate.

GRUPO G:
O grupo mais enroscado, como previsto, os quatro têm chances de classificação. O Lille tem 8 pontos, o Red Bull Salzburg tem 7, o Sevilla tem 6 e o Wolfsburg tem 5. Na última rodada, jogam Salzburg x Sevilla e Wolfsburg x Lille. A todos eles, basta uma vitória simples para se classificar. Lille e Salzburg têm a vantagem de avançar em caso de empate. Nenhum dos quatro pode passar de fase se perder. Ou seja, são duas finais.

GRUPO H:
Chelsea e Juventus estão classificados. A Juventus só toma a primeira posição do grupo se fizer um resultado melhor do que o Chelsea na última rodada. Os jogos são Juventus x Malmo e Zenit x Chelsea - o time russo já entrará em campo classificado para a Europa League, sem precisar do resultado.