Topo

Julio Gomes

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Gomes: Água bate no bumbum, e torcida afunda ainda mais esperança gremista

VAR foi destruído pelos torcedores do Grêmio após derrota para o Palmeiras - Reprodução/Premiere
VAR foi destruído pelos torcedores do Grêmio após derrota para o Palmeiras Imagem: Reprodução/Premiere

31/10/2021 18h16

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Eu sou daqueles que nunca achei que o Grêmio fosse cair. Falei e repeti. Não era time para cair, Felipão sabe ganhar pontos, etc, etc. Saiu Felipão, entrou Mancini, que já fez bons trabalhos, estreou vencendo. "O Grêmio não vai cair". "O Grêmio não vai cair". "O Grêmio não vai cair".

O problema é que ficar repetindo a frase tem o mesmo efeito de dar "castigo" a aluno mandando o mesmo escrever na lousa repetidamente "não farei mais isso, não farei mais aquilo". Efeito nenhum. Zero. Nulo.

O Grêmio, no momento, está na zona de rebaixamento até por pontos perdidos. Não adianta mais nem se escorar na história dos jogos a menos. Mas querem falar dos jogos a menos? Um deles é quarta-feira agora, contra o Atlético. Isso mesmo, o líder do campeonato, que acaba de perder do vice-líder e precisa dos pontos para não deixar a disputa acender.

Depois tem Gre-Nal. E em algum momento será disputado o outro jogo a menos, contra o Flamengo.

Faltam 11 jogos, dois deles contra os melhores times do Brasileirão, e, destes 33 pontos em disputa, o Grêmio precisa de uns 17 ou 18 para se salvar. Ganhar cinco ou seis partidas. No campeonato inteiro, até agora, ganhou sete.

Possivelmente o Grêmio não terá mais o direito de jogar com o apoio da torcida nos cinco jogos que tem em casa, depois das cenas dantescas de invasão, destruição e violência que vimos na Arena do Grêmio neste domingo. Meus parabéns aos idiotas que seguimos deixando entrar nos estádios brasileiros.

É um punhado de torcedores, apenas, e que não respondem pela torcida inteira? OK. Mas eles estão lá. Jogo sim, jogo também. E nunca vimos um clube brasileiro cortar na carne e entregar esses caras para as autoridades. Os "ultras" gremistas serão copartícipes do possível rebaixamento.

Ficou evidente na partida contra o Palmeiras que os nervos entraram em campo. Aquele famoso fantasma do rebaixamento está o tempo inteiro na cabeça dos jogadores, o próprio Geromel admitiu isso na entrevista após a partida. Não são jogadores acostumados a jogar contra o rebaixamento. Se fossem, talvez tivessem saído com um ou até três pontos da competição deste domingo.