Topo

Julio Gomes

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Mesmo com volume menor, Mercado de 2021 é o mais impactante da história

Messi deve turbinar o poderio ofensivo do PSG nesta temporada - Divulgação
Messi deve turbinar o poderio ofensivo do PSG nesta temporada Imagem: Divulgação

28/08/2021 12h16

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Segundo o site Transfermarkt, o mais confiável em relação ao Mercado da Bola mundial, o futebol teve, em sua história, 12 transferências que ultrapassaram a casa dos 100 milhões de euros. Duas delas ocorreram na atual janela, nove ocorreram entre 2016 e 2019, quando os valores explodiram para a estratosfera. Só em 2019, o Real Madrid gastou mais de 300 milhões de euros - para depois não gastar mais nada durante a pandemia.

Não estamos, pois, na janela de transferências que mais movimentou dinheiro na história. A de 2021 não estará em primeiro lugar nesta lista. Mas ela está no topo dos mercados mais impactantes da história.

Estamos falando de um mercado em que os dois melhores jogadores de uma geração inteira, dois dos maiores da história, que dominaram as premiações individuais por uma década inteira, trocaram de camisa. Messi foi obrigado a deixar o Barcelona e o único que poderia contratá-lo era o PSG. Cristiano Ronaldo quis ir embora da Juventus e o único que toparia pagar por ele, além de poder arcar com os salários, era o Manchester United.

Discordo de Guardiola quando ele fala que Cristiano e Messi são alguns dos poucos jogadores que "podem escolher onde jogar". A janela mostrou exatamente o contrário. Não há muitas opções em época de pandemia, com cofres menos cheios e um nível salarial estabelecido (ali em 17-19) que ficou simplesmente impraticável. Eles vão jogar onde dá para jogar.

Mas a janela não se resume a eles. O atacante mais decisivo do momento, Lukaku, também mudou de casa (da Inter para o Chelsea). O jogador inglês mais badalado e promissor do momento, Grealish, foi do Aston Villa para o Manchester City. E a qualquer momento será anunciada a troca do jogador mais promissor da atual geração, Mbappé, do PSG para o Real Madrid.

Lembrando também que o jogador-símbolo de um Real quatro vezes campeão da Europa, Sergio Ramos, fez o caminho inverso. E que o Paris também buscou Donnarumma, goleiro eleito o melhor jogador da última Eurocopa. Ufa.

O PSG ainda quer fazer um movimento de impacto. Já que não vai juntar o trio Messi-Neymar-Mbappé, há quem diga que irá buscar Lewandowski, que já anunciou que quer sair do Bayern (tem contrato por mais duas temporadas).

Para encontrar uma janela de tanto impacto, precisamos voltar a 2009, quando o Real Madrid foi buscar Cristiano Ronaldo, Kaká e Benzema, enquanto o Barcelona foi tirar Ibrahimovic da Inter. Antes? Podemos nos lembrar de 2003, o ano em que o Barça buscou Ronaldinho, e o Real Madrid preferiu Beckham.

O começo do século teve várias contratações grandes, com a formação do Real galáctico e muito dinheiro voando para lá e para cá. Clubes italianos fizeram janelas grandes, o Chelsea trouxe uma ruptura ainda maior de mercado a partir da aquisição de Roman Abramovich. Em 1984, Maradona, Rummenigge e Mathaeus mudaram de time.

Muitas janelas estão na história. Mas nenhuma é como a de 2021. O futebol muda a partir dela, os que gostam do esporte nunca esquecerão.