Topo

Julio Gomes

Gilberto Silva lidera lista dos 5 mais importantes na história da Premier

13/04/2020 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Resumo da notícia

  • Não houve tantos brasileiros "destruindo" no futebol inglês, como em outros centros
  • Dois volantes estão no topo da lista para este blog: Gilberto Silva e Fernandinho

Quem são os cinco brasileiros mais importantes da história do futebol inglês? Aqueles que deixaram sua marca, que impactaram o futebol mais rico do mundo? A lista não é tão vasta, não é fácil de fazer, como quando falamos de Espanha e Itália.

Por uma razão ou outra, não há tantos brasileiros que tenham sido fenomenais na Inglaterra. Não há escolhas óbvias. Mas sim, tivemos jogadores importantes para alguns dos clubes da Premier League. Minha lista quase quase incluiu Mirandinha, o primeiro de todos, que foi uma grande história quando desembarcou em Newcastle, em 1987, o único brasileiro a jogar na Inglaterra pré-Premier League. O impacto esportivo foi pequeno, no entanto.

Assim como fiz na lista de top 5 da Alemanha, começo com as menções honrosas. Jogadores que não estarão no top 5, mas poderiam estar. Tudo depende do ângulo, do ponto de vista. Esta é a minha lista, apenas. Não quer dizer que seja a correta ou indiscutível.

Ramires e David Luiz, por exemplo, foram importantíssimos para o único título europeu da história do Chelsea, após tantos anos de espera. Edu deixou sua marca no Arsenal, assim como Elano, um dos pioneiros no Manchester City "rico", Sandro no Tottenham ou Lucas Leiva, tantos anos comendo o pão que o diabo amassou no Liverpool.

Philippe Coutinho explodiu vestindo de vermelho, jogou demais, mas forçou a saída do clube justo antes dos anos de glória com Klopp. Anos de glória que tiveram e têm Roberto Firmino, mas que têm outro brasileiro também, que vai aparecer por aqui logo mais. Comecemos:

Willian top5 Inglaterra Blog do Julio Gomes - Ben Stansall/AFP - Ben Stansall/AFP
Imagem: Ben Stansall/AFP

5- WILLIAN

Este possivelmente seja o cara que muitos de vocês tirariam da lista para colocar algum citado aí acima. Willian não apaixona ninguém, exceto... todos os treinadores dele. E dos mais variados estilos: Mourinho, Hiddink, Conte, Sarri... Super profissional, grande atitude, muito inteligente taticamente e talentoso. Não à toa, passou por tantos treinadores também na seleção brasileira.

Willian é aquele jogador que todo mundo quer ter e, depois de tantos anos no Shakhtar, conseguiu ganhar espaço no Chelsea e o respeito de todos na Inglaterra. Foi campeão inglês duas vezes e chegou a ser eleito "jogador do ano" no Chelsea.

Juninho top5 Inglaterra Blog do Julio Gomes - Nick Potts - PA Images/PA Images via Getty Images - Nick Potts - PA Images/PA Images via Getty Images
Imagem: Nick Potts - PA Images/PA Images via Getty Images

4- JUNINHO PAULISTA

Mirandinha foi o primeiro a chegar, mas Juninho foi o primeiro jogador brasileiro a causar impacto na Inglaterra. Somente sete caras jogaram na Premier League antes da virada do milênio, e Juninho foi um deles. Não há uma lista sequer de "melhores brasileiros na Premier" que não tenha Oswaldo Giroldo Júnior. Ele deixou o São Paulo rumo ao pequeno Middlesbrough em 1995, onde atuou por dois anos e chegou a uma final de Copa da Inglaterra. Foram dois retornos ao clube, o segundo deles logo após o penta de 2002 - em 2004, seria campeão da Copa da Liga Inglesa, o maior título da história do clube. Juninho definitivamente deixou sua marca, mostrou que brasileiros poderiam, sim, triunfar em um futebol, na época, duro e, até hoje, intenso.

Alisson top5 Inglaterra Blog do Julio Gomes - Harold Cunningham - UEFA/UEFA via Getty Images - Harold Cunningham - UEFA/UEFA via Getty Images
Imagem: Harold Cunningham - UEFA/UEFA via Getty Images

3- ALISSON

Eu avisei que um companheiro de Firmino apareceria na lista! Alisson está há pouco tempo no Liverpool e no futebol inglês, mas o suficiente para já estar na história. No futuro, talvez o goleiro escale rumo ao topo desta lista, talvez até mesmo saia dela. Mas, se o mundo acabasse hoje, Alisson precisaria estar no top 5. A chegada do goleiro da seleção foi fundamental para o Liverpool dar o salto que precisava, de competidor a campeão.

Ele já conquistou uma Champions League (foto acima) e, se a Premier for retomada de alguma forma, fará parte do Liverpool campeão inglês 19/20, após 30 anos de fila. Alisson é um goleiro especial, muito completo, muito eficiente, pouco espalhafatoso. Um monstro. Se o corona permitir e o futebol voltar ao normal, este time do Liverpool poderá se colocar como um dos grandes da história do futebol - e tudo começa por um goleiro de garantias, que dá segurança a todos em volta.

Fernandinho top5 Inglaterra Blog do Julio Gomes - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

2- FERNANDINHO

Não, Fernandinho não está na lista de melhores jogadores da história da seleção brasileira em Copas do Mundo. Mas não é disso que estamos falando! O volante (meia, zagueiro, lateral, coloque onde você quiser) foi campeão brasileiro com o Athletico-PR e passou oito anos no Shakhtar até, finalmente, chegar à Premier. Está em sua sétima temporada no Manchester City, sempre com um papel fundamental, quem quer que seja o treinador.

Com Guardiola, seu jogo atingiu um novo patamar - ele é a grande âncora tática, que permite ao catalão fazer o que quiser com o time. "Se um time tem três Fernandinhos, eles serão campeões", disse Guardiola um dia. Quem sou eu para contestar!

Gilberto Silva top5 Inglaterra Blog do Julio Gomes - Reuters - Reuters
Imagem: Reuters

1- GILBERTO SILVA

Pense em um jogador low profile. É ele. Gilberto Silva. O cara que todo mundo ama ter ao lado, ótimo jogador, grande profissional, carregador de piano - mas não só isso... muito mais que isso. Apareceu para o mundo sendo titular absoluto de Felipão na campanha do penta e, ao voltar do Japão, deixou o Atlético Mineiro para jogar no Arsenal. Gilberto não traz o impacto emocional que trouxe Juninho, não é o melhor de sua posição, como é Alisson, e nem tem tantos títulos quanto Fernandinho. Mas Gilberto era titular absoluto do Arsenal que acabou invicto a temporada 03/04, os "Invencibles". Não precisa falar mais nada.

Curtiram? Deixem aqui no blog a opinião de vocês também. Já fiz o top 5 da Alemanha (é só clicar) e, nesta semana, teremos também da Itália, Espanha, França, Portugal...

Agradeço aos grandes jornalistas e amigos Sid Lowe, Fernando Duarte, Mauro Cezar Pereira e Duncan Castles por compartilharem de seu vasto conhecimento e me ajudarem na criação deste top 5.