Topo

GGWP

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Season Finale? FIFA 23 promete 'última dança' com classe

FIFA 23 - Divulgação/Electronic Arts
FIFA 23 Imagem: Divulgação/Electronic Arts

Colunista do UOL

21/07/2022 04h00

Última edição da parceria histórica entre a Electronic Arts (EA) e a Federação Internacional de Futebol, o FIFA 23 traz consigo, por si só, uma carga de muita expectativa. Estamos falando de um ano de Copa do Mundo e, pela primeira vez, de uma capa global que retrata tanto um homem, quanto uma mulher. Kylian Mbappé, do Paris Saint-Germain, e Sam Kerrm do Chelsea, dividem o espaço. Uma conquista que, sem dúvida, ficará marcada para as próximas gerações.
Com a próxima evolução da tecnologia HyperMotion 2, disponível para PlayStation 5, Xbox Series X|S, PC e Stadia, o game promete "um novo padrão em jogabilidade realista e imersiva em campo". Como dito anteriormente, um momento extremamente interessante - já que, além da Copa do Mundo masculina, marcada para novembro, no Qatar, também haverá, em 2023, a feminina, na Nova Zelândia e na Austrália.
Mais de 19 mil atletas, 700 times, 100 estádios, 30 ligas, licenciamento da UEFA Champions League, Europa League, Conference League, CONMEBOL Libertadores, Sul-Americana... A "última dança" com o nome FIFA, de fato, é pra lá de promissora. Corresponder à expectativa no que diz respeito aos recursos visuais é, obviamente, um desafio cada dia maior, mas que, pelas primeiras imagens, nos leva a acreditar no sucesso.
O nível de detalhes passa pela aparência de atletas, pela estrutura dos estádios, pela dinâmica de movimentos, por cada milímetro dos uniformes... Para quem ama futebol e, obviamente, tem um altíssimo grau de exigência, o game deverá ser um deleite. Aliás, sejamos sinceros: mesmo após o fim da parceria, será uma missão árdua não dizer mais: "Bora jogar um FIFA?", substituindo o nome. Só o tempo resolverá.
"Nós ultrapassamos os limites do realismo no EA SPORTS FIFA 23 por meio do HyperMotion2, ao utilizar tecnologia de ponta para capturar equipes profissionais masculinas e femininas em partidas de intensidade total que traduzem milhões de pontos de dados em novas animações em tempo real. O resultado é o movimento mais natural e realista em jogos de futebol, que, quando combinado com a inclusão das Copas do Mundo masculina e feminina, futebol de clubes feminino e recursos de crossplay, envolverá jogadores, jogadoras e fãs de futebol de todo o mundo por anos por vir", disse Nick Wlodyka, vice-presidente sênior e gerente geral da EA SPORTS FC.
Os games de futebol trazem diversas questões complexas - tanto no ambiente casual, quanto no profissional. Os licenciamentos que protagonizaram a rivalidade entre o PES (agora eFootball) e o FIFA nos últimos anos estão cada vez mais concentrados nas mãos do game da EA, mas ainda há pendências no que diz respeito às constantes atualizações de elencos, autorização de atletas para usarem suas respectivas imagens... Nada, obviamente, que nos impeça da tradicional empolgação.
O segundo semestre promete ser repleto de futebol por todos os lados, na "vida real". O FIFA 23 chega para complementar e ampliar esse sentimento. E começar entendendo que esse sentimento pertence não só a homens, mas a (muitas) mulheres, indo além de mera representatividade figurativa, já é um golaço.