Topo

Gabriel Vaquer

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Globo abre negociação para adquirir jogos do Brasileirão Feminino em 2021

Corinthians é o atual campeão brasileiro feminino: Globo começa conversas por torneio em 2021 - Rodrigo Coca/Ag. Corinthians
Corinthians é o atual campeão brasileiro feminino: Globo começa conversas por torneio em 2021 Imagem: Rodrigo Coca/Ag. Corinthians

05/03/2021 16h36

A Globo abriu negociações com a CBF para adquirir a exibição do Campeonato Brasileiro Feminino a partir deste ano. A ideia é transmitir algumas partidas envolvendo grandes clubes em TV aberta e outras para reforçar a programação do SporTV, o canal esportivo da emissora. O fato também serviria para fortalecer o projeto de aumentar a participação de mulheres no Esporte do grupo.

A coluna apurou que as conversas só começaram neste momento por causa do término da temporada 2020. A ideia é que as partidas sejam exibidas em um horário alternativo ao masculino. O projeto inicial fala em jogos aos domingos de manhã, no horário que era ocupado pela Fórmula 1 no ano passado - a categoria de automobilismo será exibida pela Band a partir do fim do mês de março.

O possível acordo não atrapalharia exibições em outras emissoras de televisão. A Band, por exemplo, tem acordo para os Brasileiros A1 e A2 em TV aberta ainda para este ano. O torneio está confirmado em exibição aos domingos à tarde, dentro do programa "Show do Esporte".

A própria Globo entende que sua entrada no torneio ajudaria a profissionalizar ainda mais a competição, que ainda tem problemas de captação e geração de imagens para a maioria das partidas. Recentemente, o Esporte da Globo comprou jogos do Brasileirão Sub-18 e exibiu partidas no fim de semana. Os números foram considerados interessantes e isso ajudou a reforçar essa ideia.

O Brasileirão Feminino já estava no radar da Globo porque a emissora entende que o projeto de crescimento de mulheres no departamento esportivo passa por exibir partidas de futebol feminino. Só nos últimos meses, foram contatados nomes como a narradora Renata Silveira, que estreia semana que vem, a comentarista Renata Mendonça e a analista de arbitragem Nadine Basttos.

O Grupo Globo vem aumentando a cobertura noticiosa sobre eventos de futebol feminino nos últimos tempos. Toda semana, o "Esporte Espetacular" tem trazido um VT longo sobre jogadoras e seus desempenhos em clubes. O fato acontece para acostumar o público sobre o assunto.

Atualmente, o Grupo Globo exibe pontualmente jogos do Campeonato Paulista Feminino no SporTV. Em TV aberta, apenas jogos da seleção brasileira já foram mostrados.