Topo

Futebol pelo mundo

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Sem Benzema, Real Madrid vira time de Vini e Rodrygo; meta agora é ter Kane

Benzema e Vini Jr comemoram gol do Real Madrid contra o Barcelona - Xavi Bonilla/DeFodi Images via Getty Images
Benzema e Vini Jr comemoram gol do Real Madrid contra o Barcelona Imagem: Xavi Bonilla/DeFodi Images via Getty Images
Thiago Arantes

Colunista do UOL, em Barcelona

05/06/2023 04h00

A saída de Karim Benzema do Real Madrid, anunciada no domingo (4), era a notícia que faltava para que Vini Jr. e Rodrygo se tornassem ainda maiores no clube da capital espanhola. Sem o francês, os dois brasileiros ganham ainda mais peso no sistema ofensivo do maior campeão da Champions League.

Na atual temporada, Vini Jr. marcou 23 gols e somou 19 assistências em 54 jogos. Rodrygo, por sua vez, marcou 19 gols e distribuiu 10 assistências em 56 partidas.

Vinícius é o décimo jogador que mais chutou a gol na temporada 2022-23 da Liga Espanha, com 2,6 tentativas por partida. Rodrygo ficou na quarta posição, com 2,9. O primeiro, disparado, foi Benzema, com uma média de 4,6 disparos.

O camisa 9 marcou 31 gols e foi o artilheiro da equipe durante a temporada. Por mais que Vini Jr. e Rodrygo tenham se destacado, ambos com seus maiores números de gols pelo clube, a referência era o centroavante, de 35 anos. Quando Benzema estava em campo, a primeira opção do time era que ele pudesse finalizar as jogadas.

benz - Florencia Tan Jun/Getty Images - Florencia Tan Jun/Getty Images
Karin Benzema comemora gol pelo Real Madrid: foram 354
Imagem: Florencia Tan Jun/Getty Images

Além da saída de Benzema, o Real Madrid também confirmou que Marco Asensio deixará o clube. O ponta espanhol foi, até 2021-22, o principal concorrente de Rodrygo por uma vaga no ataque. Desde o início da atual temporada, o brasileiro firmou-se como titular absoluto do sistema ofensivo, seja atuando pela direita, ou em uma posição mais centralizada — na ausência de Benzema.

A saída de Asensio tem relação direta com o crescimento de Rodrygo. Ele pretende ir para um clube onde tenha mais espaço e possa jogar como meia-atacante, mais centralizado. Milan e PSG são dois dos times interessados, segundo apurou o UOL.

Sem Benzema, Rodrygo se firma como uma peça-chave pela polivalência, podendo atuar em todas as posições do ataque. Vini Jr., por sua vez, ganha o status de principal referência do time, algo que ele já exercia de fato.

Fortalecido após o apoio do clube diante dos casos de racismo, com um contrato até 2027 e uma multa de 1 bilhão de euros, Vini Jr. é a aposta do clube para ocupar a vaga de ídolo deixada por Benzema; em 2018, o francês ocupou a lacuna de referência ofensiva provocada pela transferência de Cristiano Ronaldo.

A ascensão de Vini Jr. ao posto de principal jogador do clube é um dos objetivos traçados pelo jogador e pelo seu staff. Desde que chegou a Madri, o brasileiro não esconde das pessoas mais próximas a ele que pretende fazer carreira com a camisa branca. Foi por esse motivo que ele preferiu renovar o contrato em 2022, mesmo com uma proposta do PSG.

Com Vini e Rodrygo consolidados como dois integrantes do ataque, encontrar a última peça do trio é o maior desafio do Real Madrid, após a saída de seu segundo maior artilheiro da história (354 gols).

O técnico Carlo Ancelotti busca um atacante que tenha características parecidas às de Benzema, para não mudar a dinâmica do time. O principal favorito é o inglês Harry Kane, que acumula 9 boas temporadas pelo Tottenham, incluindo três prêmios de artilheiro da Premier League.

Kane foi também o artilheiro da Copa do Mundo de 2018, na Rússia, e tornou-se o maior goleador da história do English Team em março desde ano, superando Wayne Rooney. O estilo de jogo do inglês se assemelha ao de Benzema: "um camisa 10 que joga com a 9", como define o ex-jogador e treinador do Real Madrid, Jorge Valdano.

Na temporada 2020-21, Kane foi o líder de gols e assistências da Premier League. Foi a primeira vez que um jogador alcançou o feito desde Andy Cole, do Manchester United, em 1993-94.

Depois do empate com o Athletic Club, no domingo, Carlo Ancelotti falou sobre o futuro: "Precisamos de jogadores no ataque e vamos contratar. O perfil é: um jogador que faça gols e que se conecta bem com os adversários. Ou seja, um atacante que saiba jogar". Harry Kane atende a todos os requisitos.