Topo

Diego Garcia

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Sampaoli vai à Justiça contra Neto e cobra R$ 500 mil por ofensas

Colunista do UOL

11/07/2023 10h28Atualizada em 11/07/2023 10h41

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O técnico Jorge Sampaoli, do Flamengo, entrou na Justiça cobrando R$ 500 mil do ex-jogador e apresentador Neto por falas proferidas ao vivo em seu programa na TV Bandeirantes.

O treinador também pediu que a Justiça determine que Neto se retrate nos programas Baita Amigos e Os Donos da Bola, além de que proíba o apresentador de veicular novas ofensas contra ele.

A ação foi aberta no dia 19 de junho e corre na 1ª Vara Cível da Justiça de São Paulo.

Em uma primeira decisão, a Justiça cível determinou a citação de Neto por carta para que tome ciência do pedido de danos morais. O documento já foi recebido em um dos endereços do apresentador.

Já na ação criminal, nesta segunda-feira, a juíza Aparecida Correia deu 15 dias para o técnico enumerar todas as expressões que considerou ofensiva e também concedeu 15 dias para que se esclareça ao tribunal se foi instaurado inquérito policial sobe o caso.

Os advogados de Sampaoli apontaram que as ofensas de Neto se espalharam pela internet, atingindo um número enorme de pessoas, sem intuito informativo e sim ofensivo.

"Neto por diversas vezes insiste em ferir a imagem de Sampaoli semqualquer remorso. A notícia foi matéria em diversos sites eletrônicos, o que levou a diversos comentários e, portanto, precisa ser remediada não só financeiramente, mas publicamente e criminalmente, de modo que atinja o mesmo grupo que acompanhou os comentários ofensivos de Neto e impeça que veicule novas ofensas em relação ao técnico", disseram à Justiça os advogados Gustavo Barros e Raphael Fisori, que representam o argentino.

O técnico também abriu um segundo processo contra Neto, uma queixa-crime na 1ª Vara Criminal de Pinheiros, pedindo que Neto responsa criminalmente pelas ofensas.

Anteriormente, Sampaoli tinha aberto um pedido de explicações contra Neto, que foi rejeitado pela Justiça pelo entendimento de que o treinador já havia demonstrado ter se sentido ofendido.

A notícia foi dada primeiro pelo site F5 e confirmada pela coluna.

A coluna entrou em contato com Neto. O apresentador disse que já sabia do processo, mas não iria falar sobre o assunto. Ele pediu para que a reportagem falasse com seu advogado, Heroi Vicente, que não respondeu até o momento da publicação.

Entenda o caso

Segundo Sampaoli, Neto disse que o técnico tratou mal Arzul, funcionário do Santos, "porque ele é negro", sem qualquer prova de suas alegações, e o chamado de "nojento escroto" e que não merece treinar um time brasileiro.

"Vocês não dão moral para as pessoas questão do próprio país, aí vocês dão moral para um cara como esse, que muitas vezes tratou as pessoas de uma maneira tão racista, de uma maneira tão hipócrita", disse Neto, segundo alegou Sampaoli.

Ainda de acordo com as alegações do argentino, Neto o chamou de "baixinho", "idiota", "uma vergonha" e "isso é pinto pequeno".

Sampaoli acrescentou que Neto deixou explícito, no programa, que não teme nada e nem ninguém, inclusive sem medo de ser processado, tudo com o aval da Bandeirantes.