Topo

Diego Garcia

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Justiça extingue processo de Neymar contra Zélia Duncan

Neymar posa para foto em suas redes sociais - Reprodução/Instagram
Neymar posa para foto em suas redes sociais Imagem: Reprodução/Instagram

com Thiago Braga, colaboração para o UOL

03/02/2022 12h08

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A Justiça de São Paulo julgou extinto o pedido de explicações por difamação movido por Neymar contra a cantora Zélia Duncan.

A decisão, publicada na última quarta-feira pelo juiz José Fernando Steinberg, veio dias depois de o atleta afirmar que não aceitou as explicações de Zélia e reiterar que a artista não pediu desculpas por tweets chamando o jogador de "decepção como cidadão".

O magistrado ressaltou que, no processo aberto por Neymar, não existia a possibilidade de litigância, por se tratar de um pedido de explicações. Assim, caso o atleta queira seguir com a reclamação, deve abrir uma nova ação, no caso, uma queixa-crime.

Como Neymar se manifestou no processo agora extinto que considerou ter sua honra ofendida e sem retratação por parte da artista, mesmo após Duncan ter se explicado, é possível que o jogador siga por esse caminho a partir de agora.

Zélia Duncan havia se manifestado no processo afirmando que apenas expôs sua opinião, sem ofender ou ultrapassar os limites da liberdade de expressão nas críticas feitas ao jogador em setembro.

Após o jogo entre Brasil e Peru em setembro de 2021, Neymar disse a um repórter que não sabia mais o que fazer para ser respeitado. O atleta estava incomodado com críticas relacionadas ao seu peso. Zélia, então, criticou o atleta no Twitter.

"Não sou de futebol, mas Neymar me parece até agora uma promessa como atleta e uma decepção como cidadão. Quer respeito? Dê-se a ele e mostre serviços. Ah, e pague seus impostos!", escreveu a artista na rede social.

A postagem irritou o jogador, que foi à Justiça cobrando explicações de Zélia Duncan. Entre os onze pontos sobre os quais pediu esclarecimentos, queria um esclarecimento sobre ter sido chamado de "decepção como cidadão".

A cantora, porém, rebateu e afirmou ser impossível tirar de suas afirmações qualquer conteúdo que seja penalmente relevante. Ainda apontou que Neymar é uma pessoa pública e está sujeito a críticas da imprensa e do grande público, por ser apontado como ídolo do futebol.

Por outro lado, Neymar entendeu que Zélia extrapolou a liberdade de expressão e apontou que a artista não se retratou ou apresentou pedido de desculpas no processo, o que reforçou seu entendimento de ter sido difamado pelas mensagens da cantora nas redes sociais, que foram apagadas logo em seguida.