Topo

Diego Garcia

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Anvisa determina que jogadores argentinos sejam deportados do país

Lo Celso (à esq.) é um dos argentinos que a Anvisa pede a deportação - Divulgação
Lo Celso (à esq.) é um dos argentinos que a Anvisa pede a deportação Imagem: Divulgação

Com Thiago Braga, colaboração para o UOL

05/09/2021 13h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou que sejam deportados os quatro argentinos que, segundo o órgão, mentiram para entrar no Brasil e enfrentar a seleção brasileira neste domingo, pelas Eliminatórias Sul-Americanas.

A entrada no Brasil dos jogadores argentinos Emiliano Martínez e Buendía (Aston Villa) e Cristian Romero e Lo Celso (Tottenham) foi considerada irregular pela Anvisa. Segundo apurou a coluna, a agência já notificou a Polícia Federal.

Em nota oficial, a Anvisa diz que recebeu uma "notícia não oficial" sobre o caso e então acionou autoridades de investigação epidemiológica para averiguar a situação dos argentinos. "Diante da confirmação de que as informações prestadas pelos viajantes eram falsas, a Anvisa esclarece que comunicou o fato à Polícia Federal, a fim de que as providências no âmbito da autoridade policial sejam adotadas imediatamente", afirma a agência.

A Anvisa ainda considera "notório descumprimento" da Portaria Interministerial nº.655/2021, que obrigaria os quatro argentinos a cumprir quarentena ao chegar ao Brasil, afinal eles estiveram nos últimos 14 dias na Inglaterra, que é considerada área restrita.

"A Anvisa considera a situação risco sanitário grave, e por isso orientou às autoridades em saúde locais a determinarem a imediata quarentena dos jogadores, que estão impedidos de participar de qualquer atividade e devem ser impedidos de permanecer em território brasileiro", avisa a agência.

Segundo a agência, os argentinos cometeram crime imigratório, com a infração da lei 6437, artigo 11.

O UOL apurou que funcionários da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo foram ontem (4) ao hotel em que a seleção argentina está hospedada para saber se o quarteto infringiu as regras sanitárias brasileiras.

Lo Celso, Romero, Martínez e Buendía não informaram às autoridades sanitárias que estiveram na Inglaterra no último final de semana. Romero e Lo Celso não saíram do banco no jogo do Tottenham contra o Watford. Mas Martínez e Buendía foram peças fundamentais no empate do Aston Villa diante do Brentford. Buendía inclusive anotou o gol do Villa.

A determinação é que a polícia faça uma diligência no hotel da Argentina, retire os quatro da concentração e os leve ao aeroporto. Lá, ficarão em uma área segregada até o embarque do resto da equipe após a partida.

Procurada, a Associação de Futebol Argentino (AFA) disse que o tema já está finalizado e que está tudo em ordem.

A seleção argentina enfrenta o Brasil a partir das 16 horas (de Brasília) de hoje, na Arena Corinthians, em jogo da sexta rodada das Eliminatórias para a Copa do Mundo do Qatar, que havia sido adiada e está sendo disputada neste final de semana.