Topo

Diego Garcia

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Argentinos sem quarentena podem pagar multa e ter de deixar o país

Emiliano Martinez, goleiro do Aston Villa, é um dos que não cumpriram quarentena - Divulgação/Site oficial do Aston Villa
Emiliano Martinez, goleiro do Aston Villa, é um dos que não cumpriram quarentena Imagem: Divulgação/Site oficial do Aston Villa

Colunista do UOL

04/09/2021 19h06

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Com Thiago Braga, colaboração para o UOL, em São Paulo

Os quatro jogadores argentinos que vieram para o Brasil enfrentar a seleção brasileira neste domingo (5), em partida válida pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo, mas que não fizeram quarentena de 14 dias antes de entrar no país, poderão ter ainda mais problemas, que vão desde uma simples multa de R$ 2 mil, uma quarentena, hospitalização se estiverem contaminados pela covid-19 e até uma possível condução ao aeroporto para que eles deixem o país.

O UOL apurou que funcionários da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo fazem nesta sábado (4) ao hotel em que a seleção argentina está hospedada para apurar se argentinos Emiliano Martínez e Buendía (Aston Villa) e Cristian Romero e Lo Celso (Tottenham), infringiram as regras sanitárias brasileiras. Segundo a Portaria federal n.655 de 23 de junho de 2021, eles deveriam cumprir quarentena ao chegar ao Brasil por terem passagem na Inglaterra nos últimos 14 dias, considerada área restrita.

Segundo a Anvisa, Lo Celso, Romero, Martínez e Buendía não informaram às autoridades sanitárias que estavam na Inglaterra no último final de semana. Romero e Lo Celso não saíram do banco no jogo do Tottenham contra o Watford. Mas Martínez e Buendía foram peças fundamentais no empate do Aston Villa diante do Brentford. Buendía inclusive anotou o gol do Villa.

A CBF diz que avisou a Conmebol sobre a necessidade de quarentena para os jogadores argentinos. A Conmebol diz que os países concordaram com os protocolos sanitários para os jogos e que isso é uma questão que tem de ser resolvida pelo Governo brasileiro.

A reportagem apurou que a Associação de Futebol Argentino (AFA), não teme ficar sem os quatro atletas que jogam na Inglaterra para a partida de amanhã. Para a entidade, ela se adaptou totalmente aos pedidos da Conmebol para que os jogadores de futebol entrem em diferentes países sob a estrita bolha sanitária.

"Após notificação do órgão federal, a Secretaria de Estado da Saúde iniciou investigação epidemiológica e sanitária e irá reportar todas as informações para que a Anvisa delibere sobre a necessidade de quarentena dos atletas", afirmou a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo.