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Danilo Lavieri

REPORTAGEM

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Com recordes, São Paulo chega perto dos R$ 20 mi com Morumbi em 2023

Estádio do Morumbi, antes da partida entre São Paulo e Flamengo pelo Brasileirão de 2020 - Buda Mendes/Getty Images
Estádio do Morumbi, antes da partida entre São Paulo e Flamengo pelo Brasileirão de 2020 Imagem: Buda Mendes/Getty Images

Colunista do UOL

27/05/2023 04h00

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Depois de bater mais um recorde na temporada com os 57.399 torcedores no último jogo contra o Vasco, pelo Brasileirão, o São Paulo caminha para a casa dos R$ 20 milhões em bilheteria na temporada. Só no jogo contra os cariocas a renda foi de mais de R$ 3,3 milhões.

Em três jogos como mandante no Nacional, a média até aqui é de 48.166 pessoas. Parte deste sucesso diz respeito ao ticket médio aplicado pelo Tricolor. No Paulista, a equipe foi a que teve o menor valor entre os grandes do Estado, com um ingresso custando em média R$ 44,68. O Corinthians foi o mais caro (R$ 59,28), seguido de Palmeiras (R$ 57,73) e Santos (R$ 45,80).

Por outro lado, o plano de sócios-torcedores tende a ser um problema para o clube. Atualmente, o São Paulo possui 36.370 sócios torcedores, porém a presença dos associados nos jogos do time é baixa, sendo uma das menores entre os clubes da Série A.

Resolver a equação entre ter um bom plano de sócio-torcedor, estádio lotado e um ingresso com preço acessível é fundamental para que o time consiga melhorar suas receitas.

"Os clubes devem buscar dissociar o resultado financeiro fora do campo com a performance dentro dele. A maioria dos benefícios dos programas de sócio-torcedor está atrelada a vantagens relacionadas à aquisição de ingressos. A fim de que os clubes não corram o risco de ter flutuação da receita de acordo com a performance da equipe é preciso criar ações de interação, de experiências junto ao torcedor", explicou Fábio Wolff, especialista em marketing esportivo e sócio-diretor da Wolff Sports.

Uma das alternativas é explorar também o entorno do campo, não só a bola rolando. Inaugurado em 2021, o São Paulo possui em seu estádio o Camarote dos Ídolos, um local que tem como objetivo principal proporcionar aos torcedores uma experiência única de poder assistir a uma partida de futebol do lado de ex-jogadores que passaram pelo Tricolor.

"Nossos camarotes proporcionam uma experiência única, com diversos atrativos que vão além dos 90 minutos. E o Camarote dos Ídolos não é diferente. Essa interação do torcedor com aquele personagem que marcou a sua infância, adolescência, é inestimável e inesquecível. E nosso serviço e atendimento são primorosos, quem comparece a um jogo com certeza deseja repetir a experiência", relata Leonardo Rizzo, CEO da Soccer Hospitality, que também tem espaços no Allianz Parque, NeoQuímica e Vila Belmiro.

Atrás de Palmeiras e Corinthians após a construção das modernas arenas, o São Paulo ainda busca alternativas para melhorar a experiência do seu torcedor mesmo com a estrutura do antigo estádio. A implementação de um telão melhor foi um desses exemplos.

"Desde o início o projeto foi pensado com muito cuidado para atender a todas as expectativas dos torcedores. A implementação de uma tecnologia como essa visa, além de trazer uma maior modernização ao estádio, uma melhor experiência durante as partidas", afirma Tironi Paz Ortiz, CEO Fundador da Imply, empresa responsável pelo telão.

Por fim, em dias sem jogo, o estádio tenta lucrar com outras atrações na área chamada Morumbi Concept Hall, uma das mais lucrativas do clube. O espaço abriga restaurantes renomados, bares, loja oficial do clube e até uma academia. Em junho do ano passado, o clube lançou o inova.são, um Centro de inovação aberto que tem como objetivo aumentar as receitas e a competitividade do clube.

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