Topo

Danilo Lavieri

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Na disputa das Ligas, Libra tem 33 dos 40 jogos de maior ibope em 21 e 22

Grupo com Flamengo e Corinthians dispara na briga por audiência  - iStock
Grupo com Flamengo e Corinthians dispara na briga por audiência Imagem: iStock

Colunista do UOL

22/03/2023 14h56

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Na guerra das ligas, a Libra sai na frente na briga por audiência em relação à Liga Forte Futebol. Embora tenha menos integrantes em termos quantitativos, o grupo conta com os times de maior torcida e, portanto, os que mais atraem a atenção do público.

O blog teve acesso a um levantamento de números absolutos de audiência do Campeonato Brasileiro de 2021 e de 2022 na TV aberta somando as diferentes praças de transmissão (veja no fim do texto o ranking completo). Dos 40 jogos mais assistidos nas duas últimas temporadas, considerando os 20 primeiros de cada ano, 33 são de propriedade da Libra e outros sete estão com a Liga Forte Futebol.

O cenário leva em conta a Lei do Mandante, onde o dono da casa comercializa os seus direitos independentemente de quem seja o adversário. Neste caso, mesmo que o jogo envolva um time de cada liga, o direito de transmissão será vendido por quem tiver o mando.

No levantamento, a Liga Forte Futebol teria direito a negociar sete desses quarenta jogos: Fluminense x Corinthians, Internacional x São Paulo e Athletico x Flamengo em 2021; e Atlético-MG x Corinthians, Athletico x Corinthians e Atlético-MG x Palmeiras em 2022. Todos os outros estariam com a Libra.

O recorde de 2022 também foi registrado envolvendo times da Libra, mas na Copa do Brasil, na final entre Corinthians x Flamengo. Neste caso, no entanto, os direitos de transmissão não são comercializados pela liga de clubes, mas pela CBF.

Os dois grupos têm se reunido nos últimos dias para tentar chegar a um acordo. O principal entrave era a diferença entre o time que mais ganha e o que menos ganha. Ao menos na teoria, os times terão o poder de organizar e de vender os direitos de transmissão das séries A e B a partir de 2025.

A Libra chegou em uma conta de 3,4 vezes de diferença máxima entre o 1º e o 20º no ranking de faturamento, mas pede um período de transição de cinco anos ou com quando um mínimo de investimento seja alcançado, para proteger Flamengo e Corinthians de não perder receitas. Nesta lógica, os dois mais populares manteriam o seu patamar, com os de baixo crescendo para diminuir a diferença. Ainda assim, eles ganhariam mais do que os outros.

Na ótica da LFF, Corinthians e Flamengo não podem ter margem de proteção e a diferença entre o que mais ganha e o que menos ganha precisa ser do início ao fim de no máximo 3,5 vezes.

A Libra tem os seguintes times: Bahia, Botafogo, Corinthians, Cruzeiro, Flamengo, Grêmio, Guarani, Ituano, Mirassol, Novorizontino, Palmeiras, Ponte Preta, Red Bull Bragantino, Sampaio Corrêa, Santos, São Paulo, Vasco e Vitória.

A LFF, tirando as equipes que estão na Série C, tem os seguintes integrantes: ABC, Athletico, Atlético-MG, América-MG, Atlético-GO, Avaí, Chapecoense, Coritiba, Ceará, Criciúma, CRB, Cuiabá, Fluminense, Fortaleza, Goiás, Internacional, Juventude, Londrina, Sport, Vila Nova e Tombense

Veja o ranking de cada ano:

2021

  1. Flamengo x Corinthians
  2. Flamengo x Palmeiras
  3. Flamengo x São Paulo
  4. Corinthians x Flamengo
  5. Palmeiras x Flamengo
  6. São Paulo x Flamengo
  7. Fluminense x Corinthians (LFF)
  8. Internacional x São Paulo (LFF)
  9. Athletico x Flamengo (LFF)
  10. Corinthians x São Paulo
  11. Flamengo x Fluminense
  12. Flamengo x Athletico
  13. Palmeiras x Internacional
  14. Corinthians x Santos
  15. Flamengo x Sport
  16. Grêmio x Palmeiras
  17. Corinthians x Juventude
  18. Corinthians x Grêmio
  19. Ceará x Flamengo (LFF)
  20. Bahia x Corinthians

2022

  1. Corinthians x Flamengo
  2. Flamengo x São Paulo
  3. Palmeiras x Flamengo
  4. Corinthians x São Paulo
  5. Corinthians x Fluminense
  6. Flamengo x Internacional
  7. São Paulo x Corinthians
  8. São Paulo x Fluminense
  9. Botafogo x Corinthians
  10. Corinthians x Coritiba
  11. Atlético-MG x Flamengo (LFF)
  12. Flamengo x Corinthians
  13. Athletico x Corinthians (LFF)
  14. Atlético-MG x Palmeiras (LFF)
  15. Corinthians x Internacional
  16. Flamengo x Fluminense
  17. São Paulo x Botafogo
  18. Palmeiras x Fluminense
  19. Santos x Palmeiras
  20. Palmeiras x Internacional

Siga também as opiniões de Danilo Lavieri no Twitter, no Instagram e no TikTok