Topo

Danilo Lavieri

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Projeto apoiado por Cristiane põe garotas no Santos e no São Paulo

A atacante Cristiane durante treinamento do Santos - Bruno Santoni/Santos FC
A atacante Cristiane durante treinamento do Santos Imagem: Bruno Santoni/Santos FC

Colunista do UOL

08/03/2023 14h16

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O projeto Em Busca de Uma Estrela, que tem Cristiane, atacante do Santos, como embaixadora, já rendeu oportunidades para diversas meninas que buscam um futuro no Brasil.

Lançado no meio do ano passado, o programa colocou recentemente cinco garotas no sub-17 do Santos, uma no do São Paulo, uma no da Ferroviária e uma no do Centro Olímpico. Outras 30 ainda ganharam bolsa na UniSantana entre futebol de campo e de salão para disputar o sub-20.

Idealizado pelo CADES, Instituto Cidadania Através do Esporte, e com apoio da Federação Paulista de Futebol (FPF), o projeto tem um espaço apenas para mulheres praticarem futebol no Nossa Arena, na região oeste de São Paulo, com capacidade de 120 pessoas, e fornecimento de material esportivo pela Penalty.

As jovens que participam do movimento têm entre 13 e 19 anos e ainda ganham transporte de metrô, assistência médica, dentária, nutricional, social e psicológica e até fisioterapia quando necessário.

"É um orgulho muito grande que um projeto em pouco tempo tem conseguido colher bons frutos para as atletas saírem e sendo indicadas para grandes equipes, com oportunidade de mudar de vida. É gratificante, mostra que estamos no caminho certo e que a gente está alcançando o que sempre almejamos para o futebol feminino. É torcer para que isso continue assim, para que o projeto tenha cada vez mais reconhecimento e ajude cada vez mais", disse Cristiane ao blog.

O sucesso repentino da iniciativa já atrai quase 20 patrocinadores, entre eles nomes fortes como Volkswagen, BMG, Unilever e Ernst & Young.

Thais Picarte, coordenadora de futebol feminino da FPF, explica que o Em Busca de Uma Estrela ajuda os clubes na busca de peças importantes espalhadas por São Paulo, que não eram captadas por clubes que ainda estão em fase inicial de estrutura.

"As equipes tinham muita dificuldade de captar atletas. Temos uma metodologia totalmente diferenciada para que elas vivenciem isso durante o dia de treinamento e seletiva. Depois, essas meninas terão preparação durante um tempo para que elas possam ingressar nas equipes. É um projeto sério", explicou, para depois receber o apoio de Camila Estefano, gerente geral do projeto.

"Ver os principais clubes do futebol feminino acreditando no nosso trabalho e nas meninas, nos enche de orgulho e nos traz ainda mais motivação para seguirmos investindo no desenvolvimento e formação das nossas atletas e perseguirmos sempre a evolução e expansão do projeto", relatou Camila.

As garotas que tiverem interesse em participar do projeto podem entrar no site oficial para buscar mais informações, como o calendário de peneiras.

Siga também as opiniões de Danilo Lavieri no Twitter, no Instagram e no TikTok