Topo

Danilo Lavieri

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Não é a hora de Endrick substituir Rony no Palmeiras contra o São Paulo

Endrick em ação pelo Palmeiras na partida contra o Coritiba, no Allianz Parque, pelo Campeonato Brasileiro - Ettore Chiereguini/AGIF
Endrick em ação pelo Palmeiras na partida contra o Coritiba, no Allianz Parque, pelo Campeonato Brasileiro Imagem: Ettore Chiereguini/AGIF

Colunista do UOL

11/10/2022 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O Palmeiras não vai poder contar com Rony contra o São Paulo e o primeiro pensamento de muitos torcedores é que chegou a hora de Endrick ser titular pela primeira vez com os profissionais no próximo domingo (16). A escolha é praticamente impossível seguindo a coerência de Abel Ferreira, que tem se mostrado correta até aqui.

O jovem de 16 anos tem sido cuidadosamente preparado pela comissão para não ser introduzido em um momento onde erros podem custar caro. Contra o Coritiba, ele teve alguns minutos em campo, duas chances de fazer o gol, mas mostrou uma ansiedade absolutamente normal para a situação.

O Palmeiras é favorito contra o Tricolor no Allianz Parque e seria histórico se Endrick entrasse e ainda conseguisse resolver a partida, mas é perigoso colocá-lo desde o início no clássico. Ainda que o time esteja muito próximo do título, um tropeço contra um dos grandes rivais poderia ligar o sinal de alerta no Palestra Itália. Imagina se o jovem fosse responsável por uma chance determinante por um resultado negativo?

A verdade é que o torcedor está ansioso para ver a sequência da Cria da Academia, mas já está mais do que provado que paciência não é uma virtude dos frequentadores de arquibancada, muito menos dos que comentam as partidas nas redes sociais.

A estratégia de Abel Ferreira é aproveitar o bom momento do clube para que ele não seja o salvador da pátria. E isso ajuda o atleta a entrar em condições melhores que não colocam em risco o grande futuro que se desenha pela frente.

Sem contar com Rony que está suspenso, as alternativas no elenco seriam pela entrada de Merentiel, Flaco López ou até de Rafael Navarro. Em um jogo importante como esse e de alto nível de nervosismo pela ansiedade do palmeirense em afundar ainda mais o São Paulo na crise, é fundamental que os atletas possam usar a experiência a seu favor.

Se o torcedor que vai lotar o Allianz Parque quer ver o jovem em campo, o melhor a esperar é que o time consiga resolver o jogo cedo, a exemplo do que aconteceu contra o Coritiba. E aí sim ele possa entrar no gramado novamente em clima de festa, sem ter a responsabilidade de decidir na caminhada rumo ao 11º título do Brasileirão. É o que Abel Ferreira deixou claro ontem (10) na coletiva após o empate.

"Já falei muito sobre o Endrick. Temos que tomar cuidado sobre ele. Vocês fazem muitas perguntas sobre o Endrick e viram a ansiedade que ele entrou para fazer gol no último jogo. Ele mesmo reconheceu. Temos que ter calma. Ele é jogador do Palmeiras, ainda bem, e é um grande jogador. Já falei sobre os planos que temos para ele. Quando for preciso ele será utilizado. Quando eu quiser, quando eu entender e quando for melhor para a equipe".

Siga também as opiniões de Danilo Lavieri no Twitter, no Instagram e no TikTok