Topo

Danilo Lavieri

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Com título cada vez mais perto, Palmeiras prepara estreia de Endrick

Endrick, do Palmeiras, em jogo contra o Botafogo pelo Brasileirão - Thiago Ribeiro/AGIF
Endrick, do Palmeiras, em jogo contra o Botafogo pelo Brasileirão Imagem: Thiago Ribeiro/AGIF

Colunista do UOL

05/10/2022 15h56

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Muito próximo de conquistar o seu 11º título de Brasileirão, o Palmeiras tem uma outra grande preocupação para a reta final desta temporada: como estrear Endrick da melhor forma possível. Diretoria e comissão técnica conversam sobre o planejamento para introduzir o garoto ao profissional para que ele não seja mais uma das promessas perdidas que saem da base e não vingam. Aos 16 anos, ele está cada vez mais perto de fazer sua primeira aparição no time de cima.

O atacante não cansa de receber elogios e passou, há três rodadas, a ser relacionado por Abel Ferreira para sempre estar no banco de reservas. Tudo isso porque ele correspondeu nos treinamentos ao que fazia também com os garotos da base. O que mais impressionou os próprios jogadores foi a personalidade do atacante, que não tem medo de entrar em dividida, tem uma potência que impressiona os zagueiros como Luan, Gustavo Gómez e Kusevic e parece ambientado até mesmo no que eles chamam de resenha.

Endrick brinca como se já estivesse com o grupo há muito tempo e, como não pode dirigir, sempre pega carona com um de seus companheiros após as atividades. Depois de ser campeão pelo sub-20 diante do Corinthians com o gol do título em plena Neo Química Arena, ele dificilmente entrará em campo de novo se não for pelos profissionais. A comissão admite que, caso a partida contra o Coritiba esteja com a vitória encaminhada, há uma boa chance de isso acontecer, já que a partida será no Allianz Parque.

O jogador, inclusive, foi dispensado da semana de treinos que faria com a seleção brasileira sub-17 a pedido do Palmeiras. Tudo porque a intenção é que depois de rodar um pouco no banco ele possa finalmente entrar em campo por alguns minutos. Como o título é quase uma questão de tempo pela vantagem de 10 pontos na liderança, sua estreia é dada como certa para 2022.

A calma para a promoção é rara no futebol brasileiro e, apesar de deixar a torcida angustiada, tem recebido elogios do próprio elenco e também de profissionais que observam a movimentação de fora do clube, como é o caso de Júnior Chávare, que tem experiência em captação e já formou atletas em clubes como São Paulo, Grêmio e Atlético-MG.

"O Endrick está em um processo de amadurecimento e entrosamento, junto ao elenco principal. Em alguns momentos a performance não vai ser como a expectativa sugeria e esse tipo de oscilação é perfeitamente natural nos jovens, então imagina para um garoto de 16 anos. Agora, no Palmeiras dá para perceber um planejamento claro, de um clube que sabe muito bem como fazer, onde fazer e quando fazer", afirma o dirigente.

Antes mesmo de entrar em campo, Endrick já é dono de manchetes em vários jornais da Europa. O Palmeiras sabe que, caso a expectativa seja realizada, o atacante terá pouco tempo em solo brasileiro. Até por isso, também toma cuidado do atleta não só pensando no ganho dentro de campo, mas também na questão financeira.

Endrick tem uma equipe que já trabalha para ele na preparação física, no psicológico e tem profissionais que cuidam de outras partes mais burocráticas de sua carreira, como advogado, consultor financeiro e de marketing.

Fábio Wolff é responsável pelo gerenciamento de imagem do jovem e especialista em marketing esportivo. Ele aponta o potencial da joia para além dos gramados. "Ele é o jogador mais jovem a fechar uma parceria de patrocínio, o que já diz muita coisa. Pela idade que tem, a postura dele já é muito madura, algo incomum de ver, ainda mais com uma geração como a de hoje, que não consegue ficar sem olhar as redes sociais", afirmou o executivo da Wolff Sports.

Siga também as opiniões de Danilo Lavieri no Twitter, no Instagram e no TikTok