Topo

Danilo Lavieri

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Carioca tem audiência celebrada, e agência aguarda papo com FERJ por futuro

Fluminense foi o campeão do Carioca em 2022 - ANDRÉ FABIANO/CÓDIGO19/ESTADÃO CONTEÚDO
Fluminense foi o campeão do Carioca em 2022 Imagem: ANDRÉ FABIANO/CÓDIGO19/ESTADÃO CONTEÚDO

Colunista do UOL

04/04/2022 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Foram quase 52 milhões de visualizações em 16 partidas do Campeonato Carioca no Youtube e na Twitch, as duas plataformas que exibiram partidas do Estadual que gosta de ser chamado de o mais charmoso do país. O balanço feito pela Sportsview, agência que organiza a competição, é que o número é extremamente positivo, especialmente porque essas partidas também estavam na tela da Record.

Ou seja, o alcance das partidas foi ainda maior, já que a TV também bateu alguns recordes de audiência, vencendo até o Big Brother Brasil, da Globo, como no caso da primeira partida da final, quando a emissora ficou em primeiro lugar disparado no Rio de Janeiro. Durante os 90 minutos, um terço das TVs ligadas estava nesse jogo.

A partida que teve a melhor marca foi a final disputada no último sábado (2), entre Flamengo e Fluminense, com quase 5 milhões de visitas, para um pico de pouco menos de 1 milhão de pessoas.

O contrato feito entre a agência e a FERJ acaba nesta temporada e o futuro ainda é incerto. Clubes, federação e empresa voltarão a se reunir para decidir os próximos passos.

O grande desafio é mostrar aos times que é fundamental que eles se organizem e atuem em conjunto, assim como acontece em São Paulo, onde os grandes se reuniram com a Federação Paulista de Futebol e se distanciam cada vez mais como o Estadual mais organizado e mais valioso do país.

Aos poucos, os clubes vão percebendo que não é tão simples transmitir uma partida de futebol, uma ideia que apareceu durante os debates da Lei do Mandante e perde cada vez mais força. O péssimo serviço entregue pelo pay-per-view próprio dos clubes na edição de 2021 mostra isso. Não à toa, o acordo mudou, o pay-per-view passou a ser centralizado e registrou um aumento de 32%.

Siga também as opiniões de Danilo Lavieri no Twitter, no Instagram e no TikTok