Topo

Danilo Lavieri

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Brasil dá sorte, consegue adiar estreia e pega velhos conhecidos na Copa

Tite faz o sinal de positivo antes do sorteio dos grupos da Copa do Mundo de 2022 -  FRANCK FIFE / AFP
Tite faz o sinal de positivo antes do sorteio dos grupos da Copa do Mundo de 2022 Imagem: FRANCK FIFE / AFP

Colunista do UOL

01/04/2022 14h22

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Não dá para o Brasil reclamar do sorteio do seu grupo para a Copa do Mundo feito hoje (1) no Qatar. A equipe de Tite conseguiu evitar a estreia mais cedo na competição, fugiu dos times mais difíceis de cada pote e ainda vai enfrentar seleções que já conhece muito bem, com um sorteio muito parecido ao que aconteceu na Rússia, em 2018, com Suíça, Sérvia e Camarões. Não significa que vai ser fácil, mas está longe de ser o pior cenário.

As bolinhas começaram ajudando o Brasil por cair apenas no grupo G, o que significa que o Brasil vai estar entre as últimas seleções a estrear, no dia 24 o que dá mais tempo para a preparação dos comandados de Tite, permitindo até um amistoso extra. Em uma oitavas de final, os adversários estarão entre Portugal, Uruguai, Coreia do Sul e Gana, que também não estão entre os apontados como favoritos.

Entre as possibilidades do pote 2, a Amarelinha conseguiu escapar dos dois confrontos mais temidos que eram com Alemanha e Holanda e encarou a Suíça, mesmo rival da fase de grupos de 2018. Naquela ocasião, o jogo terminou no 1 a 1, com boa atuação de Philippe Coutinho. A equipe não tem o mesmo peso dos maiores do continente, mas consegue dificultar a vida de todos os que enfrenta por ser um time extremamente organizado e com uma estatura média alta.

Nas Eliminatórias da Europa, eles ficaram na primeira colocação em um grupo que tinha a Itália, com cinco vitórias e três empates, tomando apenas dois gols em oito jogos. Na Eurocopa, o time eliminou a toda poderosa França nos pênaltis e acabou eliminado pela Espanha também nas penalidades. Vai ser o confronto mais difícil, mas extremamente acessível para uma vitória.

Já no pote 3, o sorteio também evitou o mais difícil para o Brasil à medida que a Polônia caiu no grupo da Argentina. A Sérvia foi a sorteada e vira outro time que a seleção já havia encontrado em 2018, mas desta vez o jogo ficará marcado para a estreia. A técnica não é a melhor qualidade dos sérvios, que normalmente tentam impor o seu futebol na força. Na Rússia, os comandados de Tite ganharam por 2 a 0 sem muito sofrimento, com exceção das bolas aéreas.

A Sérvia se classificou na primeira colocação das Eliminatórias, com seis vitórias e dois empates, com 18 gols marcados e nove sofridos, à frente de Portugal, que terminou como vice-líder.

Por fim, a seleção do pote 4 sorteada foi a de Camarões. Uma seleção que tem bastante problema tático e não tem tanta qualidade técnica assim e conseguiu se classificar ao passar pela Argélia no mata-mata das Eliminatórias depois de liderar com facilidade na fase de grupos com Costa do Marfim, Moçambique e Malaui.

Confira os grupos da Copa do Mundo:

Grupo A
Qatar, Holanda, Senegal e Equador

Grupo B
Inglaterra, Estados Unidos, Irã e Repescagem UEFA (País de Gales, Escócia ou Ucrânia)

Grupo C
Argentina, México, Polônia e Arábia Saudita

Grupo D
França, Dinamarca, Tunísia e Repescagem 2 (Austrália, Emirados Árabes Unidos ou Peru)

Grupo E
Espanha, Alemanha, Japão e Repescagem 2 (Costa Rica ou Nova Zelândia)

Grupo F
Bélgica, Croácia, Marrocos e Canadá

Grupo G
Brasil, Suíça, Sérvia e Camarões

Grupo H
Portugal, Uruguai, Coreia do Sul e Gana

Siga também as opiniões de Danilo Lavieri no Twitter, no Instagram e no TikTok