Topo

Danilo Lavieri

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Por que Ana Paula estava na torcida do São Paulo na final do Paulista

Ana Paula Oliveira no São Paulo x Palmeiras - Reprodução/Instagram
Ana Paula Oliveira no São Paulo x Palmeiras Imagem: Reprodução/Instagram

Colunista do UOL

31/03/2022 11h16

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Ana Paula Oliveira, chefe de arbitragem da Federação Paulista de Futebol (FPF), virou centro de uma polêmica ontem (30) após a vitória por 3 a 1 do São Paulo contra o Palmeiras no jogo de ida da decisão do Estadual. Ela fez vídeos no Morumbi e postou a festa de abertura da partida em uma área dominada por são-paulinos. Por que isso aconteceu?

A situação não repercutiu bem, especialmente entre torcedores do Palmeiras, mas também entre dirigentes da federação e do Alviverde. Ela explicou que estava por ali porque assistiu ao jogo diretamente do camarote reservado para funcionários e convidados da FPF.

Em alguns camarotes do Morumbi, os torcedores têm acesso a uma sala VIP, com comida e bebida, por exemplo. Mas na hora de assistir ao jogo, o lugar reservado fica no setor das cadeiras cobertas —para o qual também são vendidos ingressos para o público em geral. Como ontem a partida era de torcida única, não havia nenhum palmeirense em nenhum setor do estádio.

Ana Paula tem por costume fazer fotos e vídeos das partidas que ela assiste in loco e já foi avisada para ter mais cautela em outras oportunidades, por conta da exposição que a atitude gera. Ela é bastante ativa em redes sociais e inclusive também foi alvo de ira dos palmeirenses por postar uma imagem no vestiário ao lado dos árbitros do clássico com a legenda "orgulho".

A situação se agrava por conta do polêmico pênalti marcado pelo VAR após a bola tocar na mão de Marcos Rocha. O palmeirense estava com os dois braços recolhidos, grudados no corpo, mas a arbitragem deu a infração mesmo assim.

A especialista em arbitragem da ESPN, Renata Ruel, postou na sua conta no Twitter que não houve penalidade e que a atitude de Ana Paula foi condenável. Embora a situação não seja vista como grave no momento, ela será debatida internamente na FPF.

Siga também as opiniões de Danilo Lavieri no Twitter, no Instagram e no TikTok