Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.
Paulistão terá comissão para discutir fórmula, mas contrato de TV é trava

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
Os participantes do Campeonato Paulista farão parte de uma comissão para discutir mudanças na fórmula de disputa do principal estadual do país. A formação do grupo é tratada como uma certeza pelos clubes, mas os nomes dos membros ainda não estão 100% definidos e serão anunciados só após a decisão deste ano.
A ideia é discutir mudanças no formato. Há diferentes demandas, mas todas enfrentam como principal obstáculo os contratos assinados com os veículos que transmitem a competição. A Record, por exemplo, tem acordo até 2025 para TV aberta e parte de algumas premissas básicas para pagar o montante que coloca os times de São Paulo como os mais bem pagos de todo o país.
Uma delas que trava boa parte das mudanças é a certeza de 16 datas e com os grandes participando de todas as rodadas, mesmo quando há Data Fifa, problema que vai desfalcar os times justamente na parte mais importante do torneio. Ou seja, as reclamações dos grandes não devem ter solução.
Há os pequenos que gostariam de mudanças no sistema de classificação. Na atual edição, por exemplo, Botafogo e Mirassol estão desclassificados mesmo tendo melhor desempenho do que São Bernardo, Santo André e Guarani. Isso já aconteceu em outros anos.
Há também os outros pequenos que gostariam de enfrentar todos os grandes no mesmo ano, fato que não acontece por causa da formação de grupos que evitam confrontos entre os que estão na mesma chave. Hoje, a tendência é que o Paulista não tenha mudanças bruscas até 2024.
Siga também as opiniões de Danilo Lavieri no Twitter, no Instagram e no TikTok
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.