Topo

Danilo Lavieri

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Como Palmeiras prepara o bolso e o elenco para a eventual volta de Dudu

Dudu já voltaria no topo da lista de salários do Palmeiras e pode fazer diretoria rever planejamento - Daniel Vorley/AGIF
Dudu já voltaria no topo da lista de salários do Palmeiras e pode fazer diretoria rever planejamento Imagem: Daniel Vorley/AGIF

Colunista do UOL

28/04/2021 12h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A pouco mais de 15 dias de ver o prazo do Al-Duhail se esgotar pela compra definitiva dos direitos de Dudu, o Palmeiras já traça cenários para um eventual retorno do ídolo. Neste momento, tanto o clube quanto o estafe do jogador não têm informações sobre o desejo da equipe do Qatar e o clima é de incerteza.

Caso não fique por lá, o atacante já retorna com o salário que tinha quando saiu do Brasil, o que significa estar entre os mais bem pagos do país. Por conta disso, o Alviverde admite ter que fazer ajustes na composição do elenco para que a folha não fique inchada demais. Está descartado, no momento, um novo empréstimo do eterno camisa 7.

O Palmeiras reservou um valor não revelado para gastar com contratações e salários dos novos jogadores. Negociações como a de Taty Castellanos, do NY City, continuam mesmo com a incerteza do retorno do ídolo. A explicação é que a diretoria não pode ficar refém da decisão do Al-Duhail para seguir os pedidos de Abel Ferreira pela melhora do elenco e que a posição "atacante de lado" é um dos pedidos do técnico.

Se quando Dudu voltar o time já tiver feito contratações, a alternativa será negociar um dos atletas para aliviar a folha de pagamentos. Uma das possibilidades é fazer o empréstimo de jogadores que têm salários altos e não serão utilizados com tanta frequência. Caso ele volte antes de uma contratação ser efetivada, as negociações serão revistas.

Outra chance é a de vender algum atleta não só para diminuir a folha, mas também para fazer caixa. A saída de um talento já está prevista no orçamento de 2021. A meta é arrecadar R$ 80 milhões com vendas de jogadores e, até aqui, o total alcançado com a saída de nomes como Vitinho, Hyoran e Emerson Santos chega perto da metade disso.

Se a venda de Dudu não for concretizada, isso significa que o Palmeiras terá recebido apenas os 7 milhões de euros pelo ano de empréstimo e deixará de ganhar os outros 6 milhões de euros previstos em contrato para a venda de 80% dos direitos do atacante, o que representa R$ 40 milhões na cotação atual.

Ainda assim, o modelo de negócio poderia ser comemorado, uma vez que o valor recebido pelo empréstimo foi extremamente alto e muito acima do que é praticado pelo mercado.

Dudu tem a intenção de ficar por lá, mas, se precisar retornar à Academia de Futebol, também não voltará de bolso vazio. O Al-Duhail terá de pagar uma multa de 2,5 milhões de euros se não efetuar a compra definitiva de seus direitos.