PUBLICIDADE
Topo

Danilo Lavieri

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Conmebol aguarda Fifa para oficializar rodadas triplas de Eliminatórias

Tite faz carinho em Vini Júnior após o jogo da seleção brasileira contra o Uruguai - Raul Martínez/Pool/Getty Images
Tite faz carinho em Vini Júnior após o jogo da seleção brasileira contra o Uruguai Imagem: Raul Martínez/Pool/Getty Images
Danilo Lavieri

Danilo Lavieri começou a carreira em 2008 e trabalha com futebol desde 2010. Já cobriu Copa, Olimpíada, escreveu a biografia do goleiro Marcos (Nunca Fui Santo) e ganhou prêmio de furo do ano da Aceesp em 2019.

Colunista do UOL

09/03/2021 10h46

A Fifa negocia neste momento aumentar as janelas de seleções previstas para setembro e outubro em pelo menos dois dias cada para permitir que as rodadas das Eliminatórias da Copa do Mundo na América do Sul para esses meses sejam triplas.

Essa foi a primeira solução encontrada pelas entidades para compensar os jogos que seriam disputados este mês e foram adiados por conta da pandemia de covid-19.

Além de aguardar o aval da Fifa, a Conmebol admite fazer mudanças na tabela para ajudar os times na sua logística. Foi isso o que ela prometeu para as seleções ao comunicar sobre o adiamento. A ideia é diminuir o número de viagens ou transformá-las em algo menos demorado.

Em setembro, o Brasil viaja para enfrentar o Chile e recebe o Peru. A tendência é que o clássico contra a Argentina seja colocado para esta rodada. Já em outubro, a equipe de Tite iria até a Venezuela e, em seguida, receberia o Uruguai. Nesta semana, o adversário extra seria a Colômbia.

Times brasileiros podem sofrer mais com desfalque

Com a mudança, os times brasileiros terão mais dor de cabeça com os desfalques. Na data-Fifa de setembro, os atletas que fossem convocados para os jogos dos dias 2 e 7 já dificilmente estariam em 100% de suas condições para disputar a semifinal da Copa do Brasil no dia 8. Com o aumento da janela, eles provavelmente ainda estariam concentrados com suas seleções no dia do jogo.

Já em outubro, os jogos estavam previstos para os dias 7 e 12. Contando também o período de preparação, a convocação faria os atletas ficarem de fora de pelo menos duas rodadas do Brasileirão. Com o aumento, a tendência é que os convocados sejam desfalques por três partidas.