PUBLICIDADE
Topo

Danilo Lavieri

Palmeiras deve usar Brasileirão para novos testes de Abel Ferreira

Abel Ferreira recebe banho de gelo de seus comandados no Palmeiras - Cesar Greco
Abel Ferreira recebe banho de gelo de seus comandados no Palmeiras Imagem: Cesar Greco
Danilo Lavieri

Danilo Lavieri começou a carreira em 2008 e trabalha com futebol desde 2010. Já cobriu Copa, Olimpíada, escreveu a biografia do goleiro Marcos (Nunca Fui Santo) e ganhou prêmio de furo do ano da Aceesp em 2019.

Colunista do UOL

01/02/2021 12h12

Com o título da Libertadores conquistado no último sábado e a vaga garantida na competição sul-americana de 2021, o Palmeiras pode agora deixar de lado de maneira definitiva a disputa do Campeonato Brasileiro.

Sem ter tempo para testar novas opções por conta da maratona do calendário em meio a um ano pandêmico, o Nacional pode ser usado como treino de luxo daqui para frente para que Abel Ferreira possa ter variações nas suas ideias de jogo. Nem mesmo estar no G-6 é importante.

O comandante já tem dito internamente e externamente que tem tido pouco tempo para treinar opções e aprimorar quesitos técnicos, como a finalização, por exemplo. Com o calendário, ele ainda não tem todo o conhecimento das opções que seus atletas podem dar de acordo com as variações táticas.

É claro que a diferença de pontos para o líder também torna essa decisão mais fácil. Se tivesse ido bem na sequência recente onde perdeu para Flamengo e Ceará e empatou com Vasco e Grêmio, essa opção sofreria mais pressão interna. Agora, ela simplesmente não existe.

Com o valor do título da Libertadores, com ao menos o vice garantido da Copa do Brasil, com a premiação que ainda virá do Mundial e também da Recopa Sul-Americana, a questão financeira do Brasileirão também terá menos peso. Vale lembrar que o Nacional tem um novo modelo de premiação que leva em conta o desempenho dentro de campo e também nas aparições na TV.

Quando voltar do Qatar, o Palmeiras terá uma maratona de jogos praticamente inviável, especialmente levando em consideração que não haverá férias para o início da temporada de 2021.