Topo

Danilo Lavieri

Gaules: Streamer vira ídolo de boleiros e já tem até contrato com a Globo

Gaules recebe os prêmios de personalidade do ano e melhor streamer ao lado da esposa Lett Pereira - Reprodução/Twitter Gaules
Gaules recebe os prêmios de personalidade do ano e melhor streamer ao lado da esposa Lett Pereira Imagem: Reprodução/Twitter Gaules

Colunista do UOL

10/12/2020 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Você que é mais fanático pelo futebol pode nunca ter ouvido falar, mas Gaules é a nova moda entre os boleiros. Esse é o apelido do influenciador Alexandre Borba, que é assunto frequente entre jogadores brasileiros de todo o mundo que são fãs dos esports, mais especificamente de Counter-Strike, jogo eletrônico de tiro criado em 1999 e moda até hoje.

Escolhido na última terça (8) como personalidade e streamer do ano no Prêmio eSports Brasil 2020, virou inspiração para nomes como Neymar, Casemiro, Gabriel Jesus, Richarlison, Éder Militão, Pepê, Filipe Luís, Lucas Lima, Alan Kardec e vários outros atletas que passam horas assistindo às transmissões.

Não à toa, Gaules foi o streamer mais assistido do mundo em novembro na Twitch, plataforma especializada em transmissão de jogos eletrônicos onde ele tem 2,2 milhões de inscritos. Foram mais de 16 milhões de horas assistidas em um mês. Em junho, ele bateu a marca de 23 milhões de horas assistidas pela "Tribo", modo como ele se refere aos seus fãs.

Ele ainda firmou recentemente uma parceria com a Globo e a Omelete Company por três anos para transmissão de alguns dos maiores campeonatos de Counter Strike. Além da transmissão no seu próprio canal, o acordo permite também que o Sportv transmita partidas de campeonatos como o ESL Pro Tour, um dos maiores do mundo.

Casemiro, do Real Madrid, é um dos mais fãs do jogo e do streamer. Ele participou recentemente de uma transmissão com Gaules e até abriu uma equipe profissional de Counter Strike, a Case Esports, que tem estrutura completa sediada em Madri e competirá nos campeonatos europeus.

"Eu costumo comentar com os outros jogadores e também com meus amigos pessoais que o Gaules é um fenômeno. Os números dele são absurdos. Como não vamos comentar algo sobre um cara que consegue ter uma audiência num streaming de 400 ou 500 mil pessoas? É impossível. Nunca poderíamos imaginar que uma pessoa falando na frente de uma câmera teria um alcance tão expressivo assim. Desde quando conheço o Counter Strike: Global Offensive eu acompanho as transmissões dele e dou os parabéns por ser um dos maiores do mundo neste segmento", afirmou o meio-campista ao blog.

Fã de Fórmula 1 e de futebol, Gaules usa várias referências das duas modalidades durante as suas transmissões. Ele sempre inicia as transmissões com o hino do Brasil e a vinheta da Globo usada para partidas da seleção e, nas vitórias, coloca o tema que eternizou os triunfos de Ayrton Senna, como no vídeo abaixo na vitória em um jogo da Fúria, uma das equipes brasileiras mais famosas do mundo.

Outros atletas se aventuraram recentemente em transmissões de partidas de Counter Strike e de outros jogos como Among Us. Neymar e Gabriel Jesus chegaram até a interagir em uma live. O atacante do City é outro que é fã de Gaules.

"Eu não o conheço pessoalmente, mas assisto muitos jogos de Counter no canal dele. Me parece um cara gente boa! Um fenômeno de streaming e fico sempre torcendo pelo sucesso dele", afirmou o jogador ao blog.

Gaules venceu depressão e tentou até suicídio

Além de Counter, Gaules também faz transmissões de outros jogos, como Among US e Fifa 21, por exemplo. Ele é sempre exaltado pelos fãs também pela sua consciência social e pelo caráter educativo que dá em alguns momentos das lives.

Ele interage com os seus espectadores e conversa de maneira séria sobre assuntos como preconceito, depressão, bullying e vários outros problemas sociais. Ele frequentemente ajuda pessoas carentes e incentiva que seus fãs façam o mesmo.

Hoje sucesso na internet, Gaules enfrentou sérios problemas de depressão e não esconde que tentou até o suicídio. As transmissões, inclusive, começaram como uma forma de terapia.