Topo

Danilo Lavieri

Palmeiras ganha três pontos e duas péssimas notícias contra o Vasco

Leandro Castán e Gabriel Menino disputam bola no jogo Vasco x Palmeiras, do Brasileirão 2020 - Thiago Ribeiro/AGIF
Leandro Castán e Gabriel Menino disputam bola no jogo Vasco x Palmeiras, do Brasileirão 2020 Imagem: Thiago Ribeiro/AGIF

Colunista do UOL

08/11/2020 17h59

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O Palmeiras não impressionou neste domingo (8), mas conseguiu vencer o Vasco em um jogo sonolento. Do banco, Abel Ferreira viu um time com várias das dificuldades que fizeram Vanderlei Luxemburgo ser demitido, mas teve estrela ao colocar Lucas Lima e ver o meio-campista sofrer o pênalti segundos depois. Luís Adriano errou a cobrança, mas fez no rebote, garantindo os três pontos.

Além do desempenho não tão bom diante de um Cruzmaltino que tinha mais medo de perder do que vontade de ganhar, o Alviverde volta para São Paulo com duas péssimas notícias. A primeira e aparentemente menos grave foi a lesão no próprio autor do gol. O atacante sentiu dores na coxa e pediu para ser substituído. O jogador tem a passagem pelo clube marcada por problemas musculares.

A ausência é ruim porque o Palmeiras não tem um substituto que faça as mesmas funções de Luís Adriano. Não há ninguém no elenco que tenha a mesma presença de área que ele tem. Willian deve ser a opção, mas o próprio jogador já disse que não gosta de atuar como camisa 9.

A outra notícia ruim para os palmeirenses foi a lesão de Felipe Melo. E essa foi aparentemente mais grave. O volante teve uma torção feia de se ver no tornozelo, fez gelo ainda no banco de reservas e preocupou o departamento médico do clube, que já disponibilizou até uma bota ortopédica para que ele deixasse o campo. O "Pitbull" saiu de campo carregado.

Felipe teve papel importante no time após ter sido recolocado no meio-campo. Além de proteger a zaga, ele era um dos principais atletas na distribuição de bola. Capitão, ele ainda tinha o papel de chamar a atenção de seus companheiros, como fez com Rony no primeiro tempo.

As opções para o setor são as de Danilo e Patrick de Paula entre os garotos ou até Ramires caso Abel Ferreira opte pelo veterano que não apresenta um bom desempenho há vários meses.

A ausência dos dois atletas já seria ruim em qualquer circunstância, mas, a curto prazo, fica ainda pior. Na quarta-feira, o time abrirá a disputa das quartas de final da Copa do Brasil, diante do Ceará, sem quatro de seus titulares: Weverton, Gabriel Menino, Matias Viña e Gustavo Gómez estarão com suas respectivas seleções para as Eliminatórias da Copa. Isso significa que o sistema defensivo será praticamente inteiro reserva.

Ainda vale lembrar que Wesley, um dos destaques do time, se machucou na quinta-feira e pode ficar até quatro meses parado.