Allan Simon

Allan Simon

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
ReportagemEsporte

Como a seleção de Dorival voltou a empolgar e bateu recordes na TV Globo

As primeiras partidas de Dorival Júnior como técnico da seleção brasileira masculina de futebol empolgaram a torcida e aumentaram os índices de audiência da TV Globo. Ontem, com o empate em 3 a 3 diante da Espanha no Santiago Bernabéu, em Madri, a emissora voltou a ter recordes com um amistoso do Brasil, agora tanto em São Paulo, quanto no Rio de Janeiro.

De acordo com dados consolidados da Kantar Ibope Media, o jogo de ontem marcou 31 pontos de média no Rio de Janeiro, com 51% de participação sobre o total de televisores ligados no período de realização da partida. Foi a maior audiência desde novembro de 2023, quando Brasil e Argentina se enfrentaram em horário nobre pelas eliminatórias. E foi também o amistoso do Brasil com maior índice no Ibope desde 2019.

Parece até notícia repetida, mas foi o que aconteceu também no primeiro jogo de Dorival no comando da seleção. No sábado (23), com a vitória sobre a Inglaterra por 1 a 0 em pleno estádio de Wembley, a TV Globo registrou 26 pontos de média no Rio de Janeiro, com 46% de participação, o que também era o maior índice para um amistoso desde 6 de setembro de 2019, quando o Brasil empatou com a Colômbia em 2 a 2.

Mas desta vez o recorde dos últimos quase cinco anos também foi obtido em São Paulo. Com Espanha 3 x 3 Brasil, a TV Globo conseguiu média de 24 pontos na região metropolitana da capital paulista, com 41% de participação. O jogo aumentou a audiência média da faixa horária em 50% na comparação com as quatro terças-feiras anteriores. No sábado, a audiência de Inglaterra 0 x 1 Brasil em SP tinha sido de 20 pontos na média, com 38% de participação.

Contra adversários mais fortes, os amistosos do Brasil impulsionaram a audiência da TV Globo e demonstraram um interesse maior do público, que deve também ter sido alavancado pelo rendimento da seleção em campo, com vitória diante dos ingleses e uma reação contra os espanhóis após o time de Dorival sair perdendo por 2 a 0 no primeiro tempo.

Dorival assumiu a seleção após um ano caótico. O time é atualmente apenas o sexto colocado nas eliminatórias sul-americanas para a Copa do Mundo de 2026, e vinha de derrotas consecutivas para Uruguai, Colômbia e Argentina, além de um empate em casa contra a Venezuela. Em 2023, o Brasil teve Fernando Diniz como técnico interino, quando a CBF ainda acreditava na vinda do italiano Carlo Ancelotti, que acabou renovando seu contrato com o Real Madrid.

Os próximos compromissos da seleção brasileira agora serão em junho. O Brasil fará dois amistosos, contra México e EUA, nos dias 8 e 12 daquele mês. Mais tarde, no dia 24 de junho, estreia na Copa América diante da Costa Rica. A seleção vai enfrentar ainda Paraguai e Colômbia na fase de grupos da competição realizada nos Estados Unidos. A TV Globo possui os direitos de transmissão do torneio.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes