Allan Simon

Allan Simon

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
ReportagemEsporte

5 eventos que vão mexer com o futebol (e a audiência) na TV em fevereiro

O mês de fevereiro promete ser intenso na mídia esportiva com eventos que vão mexer com a audiência e com a paixão do torcedor. As principais redes de TV aberta do país terão conteúdos de peso com futebol e poderão alcançar índices importantes no Ibope.

A coluna selecionou cinco eventos que terão mais peso e deverão ter amplo destaque no segundo mês de 2024, envolvendo TV Globo, SBT, Record e Band. É claro que há outros momentos importantes também, já que fevereiro será palco das estreias da Copa do Brasil, Libertadores, Copa do Nordeste, volta da Champions League com seus mata-matas, final da Copa Africana, Recopa Sul-Americana, etc. Mas a intenção foi destacar o que mais será notícia no mundo do futebol na TV.

E vale um aviso: tudo o que envolve futebol na TV está sempre sujeito a alterações de acordo com grades de programação, tabelas de campeonatos, entre outros. Os tópicos aqui levantados se referem ao estágio em que se encontram na data de publicação deste texto.

1 - Supercopa do Brasil na TV Globo

Depois de passar as últimas semanas vendo jogos em players diferentes, como Record, TNT Sports, CazéTV, Canal GOAT, Band, entre outros, o torcedor de diversas partes do Brasil vai se reencontrar com o futebol da Globo no próximo domingo (4), às 16h (horário de Brasília), na transmissão da Supercopa do Brasil, agora batizada pela CBF como "Supercopa Rei", em homenagem a Pelé.

A TV Globo transmite Palmeiras x São Paulo, duelo entre os campeões nacionais de 2023 que abre a temporada do futebol na emissora em rede nacional. Até aqui, apenas alguns estados tiveram seus campeonatos exibidos em 2024 na emissora por meio de afiliadas ou canais próprios, além da final da Copinha que foi exibida em boa parte do país, mas não todo.

A expectativa ficará maior pela audiência da Supercopa em São Paulo. O retorno ao dia clássico do futebol na TV Globo também é um ponto importante. No ano passado, o duelo entre Palmeiras e Flamengo foi em um sábado, inclusive marcando a reta final da passagem do narrador Cleber Machado pela emissora após mais de 30 anos.

Na época, a partida marcou pouco mais de 20 pontos na região metropolitana de SP, de acordo com dados da Kantar Ibope Media. Com um clássico paulista na tarde de um domingo, a expectativa é de aumento. O duelo entre palmeirenses e são-paulinos também será exibido pelos canais sportv e Premiere em plataformas pagas.

2 - Clássico entre Vasco e Flamengo no SBT

Após comprar os direitos de transmissão apenas do Vasco no Campeonato Carioca, com uso da Lei do Mandante, o SBT terá um clássico de peso para transmitir também no próximo domingo (4), talvez até aproveitando uma migração do público do futebol após a Supercopa na Globo. Vasco e Flamengo se enfrentam a partir das 19h (horário de Brasília).

Continua após a publicidade

A questão que está no ar é que o SBT não transmite os jogos do Carioca em rede nacional. Até aqui a emissora confirmou apenas a exibição de Vasco x Flamengo para o Rio de Janeiro, Brasília, Belém, Goiânia, Manaus, Vitória, Fortaleza, Recife e Salvador. Há uma expectativa forte pela audiência desse jogo por causa da rivalidade e do peso também da torcida rubro-negra. Esta coluna considera que valeria a pena testar uma transmissão para todo o Brasil.

Os jogos do Vasco como mandante também são exibidos para todo o Brasil pela CazéTV, no YouTube, e pelos canais sportv e Premiere em plataformas pagas.

3 - Sequência de clássicos do Carioca na Band

Se o SBT terá Vasco x Flamengo como grande destaque em fevereiro, a Band, que possui os direitos de todos os outros times do Campeonato Carioca, vai emplacar uma sequência de clássicos neste mês.

A Band mostra Flamengo x Botafogo na próxima quarta-feira (7) para todo o Brasil a partir das 21h30 (horário de Brasília). Na quarta seguinte, dia 14, terá Fluminense x Vasco no mesmo horário. No dia 18, um domingo, às 16h, o clássico será Botafogo x Vasco. Ainda sem horário confirmado, já que a 10ª rodada não teve a tabela detalhada pela Ferj (Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro), a Band também deverá ter um Flamengo x Fluminense no fim de semana do dia 25 de fevereiro.

Os clássicos que a Band mostra também serão exibidos pelo BandSports, em TV paga, e pelo Canal GOAT no YouTube.

Continua após a publicidade

4 - Record finalmente terá um Palmeiras x Corinthians

Em seu terceiro ano de transmissões no atual contrato do Paulistão, a Record terá pela primeira vez um clássico Palmeiras x Corinthians para chamar de seu. Marcado para o dia 18 de fevereiro, um domingo, o dérbi será a aposta da emissora de Edir Macedo para superar a TV Globo, que até agora venceu os duelos na nova faixa horária de futebol na concorrente. Apesar disso, a Record tem conseguido audiências maiores do que nas temporadas anteriores.

Os jogos da Record agora estão sendo exibidos às 18h (horário de Brasília) aos domingos. Palmeiras x Corinthians foi um duelo do YouTube no primeiro ano do atual ciclo de direitos de transmissão, ficou na TNT Sports em 2023, e agora aparece em TV aberta pela primeira vez neste campeonato desde 2021, quando ainda era exibido pela TV Globo. Esse "tabu" também aconteceu porque Palmeiras e Corinthians nunca mais se cruzaram em mata-matas pelo estadual após aquela semifinal.

5 - Definição das vagas olímpicas no futebol masculino

Fevereiro também será o mês no qual o Brasil saberá se vai lutar pelo tricampeonato no futebol masculino nos Jogos Olímpicos de Paris-2024. A seleção sub-23, comandada pelo técnico Ramon Menezes, está classificada para o quadrangular final que vai definir as duas vagas sul-americanas na competição.

Com três vitórias nos três primeiros jogos, o Brasil se garantiu na decisão e aguarda a formação da tabela do quadrangular. Argentina e Paraguai já estão classificados pelo Grupo B. A última vaga do Grupo A está em disputa entre Equador e Venezuela, mas os equatorianos já fizeram quatro jogos e hoje "descansam" na última rodada. Os venezuelanos só precisam vencer para ultrapassar o Equador e se garantirem na próxima fase, mas para isso precisam vencer justamente o Brasil.

Continua após a publicidade

Os direitos de transmissão do Pré-Olímpico pertencem à Globo, que está exibindo todo o torneio no sportv, em TV por assinatura, e poderá entrar com a TV Globo em uma eventual partida decisiva pela vaga. Isso ainda não está confirmado, é bom lembrar.

Um sinal importante para isso é que a tabela divulgada antes de começar a competição não trazia os horários já determinados para o quadrangular final. Os jogos serão realizados nos dias 5, 8 e 11 de fevereiro, ou seja, uma segunda-feira, uma quinta e um domingo.

Nesse quadrangular, todos se enfrentam em turno único, e os dois primeiros colocados se garantem nas Olimpíadas de Paris. O estilo curto de definição das vagas olímpicas pode aumentar a audiência do sportv e mesmo da TV Globo em caso de uma transmissão na partida decisiva.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes