Topo

Allan Simon

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

TNT fecha com Athletico e voltará a transmitir o Brasileirão na TV paga

TNT Sports transmitiu o Brasileirão entre 2019 e 2021, e agora volta com jogos do Athletico - Reprodução
TNT Sports transmitiu o Brasileirão entre 2019 e 2021, e agora volta com jogos do Athletico Imagem: Reprodução

Colunista do UOL

03/05/2023 20h43

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A TNT Sports fechou um acordo com o Athletico Paranaense e vai voltar a exibir o Brasileirão na TV por assinatura. A marca esportiva da Warner Bros. Discovery, que é sucessora do Esporte Interativo, já transmitiu a competição entre 2019 e 2021, sendo o Furacão justamente um dos clubes que faziam parte do pacote que o antigo EI comprou na década passada.

Pelo novo contrato, a TNT vai transmitir na TV paga os 18 jogos que ainda serão realizados pelo Athletico na condição de mandante neste Campeonato Brasileiro, um pacote parecido com o que a CazéTV, canal do streamer Casimiro Miguel, tem no YouTube e na Twitch mediante cobrança pelo acesso. A HBO Max não está inclusa no acordo.

A volta da TNT ao Brasileirão será no próximo domingo (7), no jogo entre Athletico e Flamengo, que será realizado às 16h (horário de Brasília). O canal promete começar o pré-jogo 20 minutos antes, e vai levar ao ar o programa "Último Lance" para cobrir a repercussão e detalhes após o duelo.

O contrato celebrado entre TNT e Athletico prevê o bloqueio de praça para o estado do Paraná, ou seja, os paranaenses não poderão ver os jogos do Furacão no canal, tendo como opções a CazéTV e a Rede Furacão (PPV próprio do clube).

Esse acordo foi possível graças à alteração na legislação que deu aos clubes mandantes o direito total de negociação sobre seus jogos em casa. Na passagem anterior da TNT Sports pelo Brasileirão, entre 2019 e 2021, ainda vigorava a regra antiga, na qual os dois times em campo tinham o mesmo poder de comercialização sobre uma partida.

Ou seja, a TNT só podia exibir partidas que envolviam dois times com contrato com a emissora. Passaram pelo canal, além do Athletico, clubes como Palmeiras, Santos, Internacional, Bahia, Fortaleza, Ceará, Coritiba e Juventude. Se a regra atual valesse na época, o canal teria conseguido mostrar jogos dessas equipes contra times como Flamengo, Corinthians, São Paulo, Vasco, entre outros que estavam no sportv.