Topo

Allan Simon

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Mudança em formato da Copa Sul-Americana vai ajudar o SBT; entenda

Copa Sul-Americana terá transmissão do SBT a partir da temporada de 2023 - Marcelo Endelli/Getty Images
Copa Sul-Americana terá transmissão do SBT a partir da temporada de 2023 Imagem: Marcelo Endelli/Getty Images

Colunista do UOL

20/12/2022 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A Conmebol oficializou mudanças importantes no formato da Copa Sul-Americana que vão valer a partir da temporada de 2023. Agora haverá um play-off antes das oitavas de final entre os times que terminarem nas segundas colocações de seus grupos na competição secundária e as equipes que migrarem da Libertadores após terminarem em terceiro lugar dentro de suas chaves.

Mais do que uma fase a mais em disputa, o que deve aumentar o número de transmissões para todos os detentores, o SBT ganha também a possibilidade de ter mais times brasileiros na competição que passará a transmitir em TV aberta a partir do ano que vem. A emissora de Silvio Santos foi a casa da Libertadores entre 2020 e 2022, mas não conseguiu renovar o contrato na última licitação promovida pela Conmebol, que devolveu o torneio principal à TV Globo.

No modelo usado em 2022, a Copa Sul-Americana classificava apenas o líder de cada grupo para as oitavas de final, fase que era disputada diretamente contra os times que vinham da eliminação na Libertadores. Com isso, o Fluminense, que terminou na segunda colocação de sua chave na Sula, acabou eliminado da competição ficando a um ponto do líder Unión de Santa Fe, da Argentina.

No formato que a Conmebol vai implantar, que é basicamente o mesmo usado pela Uefa na Liga Europa, o Flu ainda disputaria um mata-mata contra algum time da Libertadores. Outro exemplo que pode ser citado é o do Corinthians em 2021.

O clube paulista ficou em segundo lugar e caiu fora com apenas seis partidas disputadas na Sul-Americana daquele ano, superado pelo Peñarol, que marcou apenas três pontos a mais. Naquela temporada, o Brasil perdeu representações de Ceará e Atlético-GO, ambos eliminados após fecharem a fase de grupos nas segundas colocações.

Em 2023, a Copa Sul-Americana terá como representantes fixos do Brasil os seguintes clubes: São Paulo, Santos, Botafogo, América-MG, Goiás e Red Bull Bragantino. O Atlético-MG e o Fortaleza, que disputarão a fase preliminar da Libertadores, poderão estar nos grupos da Sula caso sejam eliminados no último estágio da Pré-Libertadores.

Com a mudança implantada pela Conmebol na fase de grupos, é mais provável que o futebol brasileiro consiga sobreviver com mais representantes no mata-mata, mesmo que seja no play-off. Isso preserva o interesse do público na competição, o que protege também a audiência. Por isso, é algo que vem muito ao encontro dos interesses do SBT.

Além do canal de Silvio Santos, a Copa Sul-Americana também terá transmissões no Brasil dos canais Disney (ESPN e Star+), além do streaming Paramount+. O aplicativo OneFootball adquiriu o pacote de "instant highlights", que são os vídeos dos principais lances com pequenos atrasos em relação ao tempo real. Os contratos de todos os detentores valem no ciclo de 2023 a 2026.