Topo

Allan Simon

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Por que Cléber Machado é um dos maiores personagens da Copa na TV em 2022

Cléber Machado, narrador do Grupo Globo - Reprodução/Globo
Cléber Machado, narrador do Grupo Globo Imagem: Reprodução/Globo

Colunista do UOL

24/11/2022 12h19

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Antes de começar a Copa do Mundo, Cléber Machado era notícia na mídia esportiva por ter ficado fora da lista de enviados da Globo ao Qatar. Com apenas duas vagas para narradores de TV aberta, e uma delas sempre ocupada por Galvão Bueno, a emissora preferiu levar Luis Roberto, interrompendo uma sequência de viagens de Cléber aos Mundiais que durava desde 1994.

Se alguém esperava que esse cenário fosse desanimar ou deixar o narrador global "esquecido" na cobertura, a primeira rodada da Copa do Mundo de 2022 mostrou exatamente o contrário. Por um misto de carisma, erros, gafes e boas tiradas, além de doses de emoção em todos os jogos, Cléber Machado já é um dos maiores personagens da TV na cobertura do evento neste ano.

É bem verdade que o "mito" em torno da personalidade de Cléber Machado nas redes sociais acaba romantizando erros que seriam imperdoáveis se cometidos por narradores mais jovens, especialmente mulheres. Trocas de nomes de jogadores, chamar a Juventus de Turim de "uma das gigantes do futebol brasileiro", entre outros casos, não seriam levados pelo mesmo lado do humor.

Também é verdade que o próprio Cléber criou uma "casca" tirando sarro dos seus próprios erros ainda no ar. Há muito tempo o narrador usa elementos como "também conhecido como" ao errar a identificação de um jogador em campo. No jogo entre Bélgica e Canadá, na quarta-feira (23), o locutor global se empolgou com um lançamento em profundidade do time canadense durante um contra-ataque.

Só que a jogada não saiu como o esperado, o lançamento não foi bom e ninguém alcançou a bola. Essa cena, até comum no futebol do dia a dia, rendeu mais uma sequência épica de Cléber Machado:

No empate sem gols entre Uruguai e Coreia do Sul, nesta quinta (24), as interações de Cléber Machado com o comentarista Zé Roberto foram um show à parte, totalmente graças ao narrador. O ex-jogador ainda hesita muito nos comentários e se perde um pouco nas falas, demonstrando inexperiência no microfone. É possível que Cléber tenha tentado deixá-lo mais à vontade no ar com algumas brincadeiras.

Em dado momento, no primeiro tempo, Zé Roberto tentava dizer que queria muito ver algum gol no jogo, pois havia trabalhado em muitos empates sem gols nesta Copa. A fala demorou um pouco para ser concluída e rendeu outro momento de stand-up de Cléber Machado.

Zé Roberto: "Cléber, entre nós aqui da mesa eu acho que eu sou o..."
Cléber Machado: "O mais velho?"
Zé Roberto: "... não, não, eu sou a pessoa que mais torce para que saia gol neste jogo"

Cléber Machado completou 60 anos em março. Zé Roberto tem 48. A propósito, a torcida não deu certo, e o jogo terminou em mais um 0 a 0. Em outro momento, o ex-jogador perguntou ao narrador se sabia quem atuou com ele no futebol alemão. A resposta veio de primeira: "o Franz Beckenbauer".

Ao longo desta primeira rodada, Cléber Machado já foi destaque por interagir com hologramas de jogadores, chamou atenção por fazer piada com a defesa da Coreia do Sul formada por "Kims", imitar a "Zebrinha do Fantástico", entre outros momentos.

Pode-se gostar ou não das narrações, mas o fato é inegável: Cléber Machado passou longe de "ficar despercebido" ou "desanimado" na primeira Copa do Mundo à distância em mais de 30 anos.