Topo

Allan Simon

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Jogo do Brasil faz maior audiência do futebol feminino na Globo em 3 anos

Jogadoras da seleção feminina comemoram vitória contra o Canadá em amistoso na Neo Química Arena -  WANDERSON OLIVEIRA/DIA ESPORTIVO/ESTADÃO CONTEÚDO
Jogadoras da seleção feminina comemoram vitória contra o Canadá em amistoso na Neo Química Arena Imagem: WANDERSON OLIVEIRA/DIA ESPORTIVO/ESTADÃO CONTEÚDO

Colunista do UOL

16/11/2022 15h53

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A transmissão do amistoso entre Brasil e Canadá, com vitória brasileira nos minutos finais por 2 a 1, rendeu à Globo a maior audiência com futebol feminino nas duas principais praças do país desde a exibição da final da Copa do Mundo da modalidade em 2019. A partida fez parte da preparação do time comandado por Pia Sundhage para a próxima edição do Mundial, que será realizada em 2023 na Austrália e na Nova Zelândia, também com transmissões da emissora em TV aberta.

Em São Paulo, o jogo realizado ontem na Neo Química Arena marcou média de 12 pontos no Ibope, com 25% de participação entre o total de televisores ligados durante o período com bola rolando. No Rio de Janeiro, a audiência ficou em 14 pontos de média, com 26% de participação. Cada ponto no Ibope em SP equivale a 74.666 casas, ou 205.755 indivíduos. No RJ, o valor de um ponto representa 47.601 domicílios, ou 124.692 pessoas.

Na Copa de 2019, a Globo fez 20 pontos de média em São Paulo e 18 no Rio com a transmissão da final entre Estados Unidos e Holanda, partida que terminou em vitória do time americano, que faturou o tetracampeonato mundial feminino de futebol.

Aquela edição foi a primeira com transmissão da emissora em TV aberta, e a Globo chegou a marcar 32 pontos de média em SP, além de 30 no RJ, com a partida que eliminou o Brasil nas oitavas de final, diante da França, jogo que teve prorrogação.

Em 2023, a Globo e o SporTV vão transmitir mais uma vez a Copa do Mundo Feminina. Como será disputada na Oceania, os jogos serão em fuso horário diferente. O Brasil estreia contra uma seleção que ainda será definida nas últimas repescagens, mas o jogo já tem agenda confirmada para o dia 24 de julho, uma segunda-feira, às 8h (horário de Brasília).

A segunda partida será o reencontro com a França, programado para o dia 29 de julho, sábado, às 7h, mesmo horário do último jogo da seleção brasileira na fase de grupos, contra a Jamaica, no dia 2 de agosto, uma quarta.