Topo

Allan Simon

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

PSG e grupo da morte devem dominar transmissões do SBT na Champions

PSG de Mbappé, Messi e Neymar será uma das armas do SBT na fase de grupos da Champions League - REUTERS/Stephane Mahe
PSG de Mbappé, Messi e Neymar será uma das armas do SBT na fase de grupos da Champions League Imagem: REUTERS/Stephane Mahe

Colunista do UOL

25/08/2022 15h09

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O sorteio da Uefa Champions League, realizado hoje, rendeu um cenário razoavelmente interessante para o SBT escolher seus jogos na fase de grupos. A existência de um "grupo da morte" formado por Bayern, Barcelona e Inter de Milão, além do Viktoria Plzen, em um "lado" da tabela e a presença do PSG em uma chave complicada pelas presenças de Juventus e Benfica (o Maccabi Haifa completa o grupo) no outro devem dominar as opções do canal e ajudar a manter o equilíbrio na audiência.

A emissora de Silvio Santos tem por contrato o direito de transmitir um jogo por rodada na Champions, sempre às terças-feiras, e por isso tem que alternar entre os times escolhidos. A tabela oficial de jogos com as datas e horários de todos os grupos ainda será divulgada pela Uefa, mas o procedimento do sorteio já mostrou que times dos grupos A a D jogam em um dia, e de E a H no outro, alternando terças e quartas ao longo das seis rodadas, como há anos a competição distribui suas partidas por causa justamente da TV.

Ou seja, será possível intercalar jogos do time de Messi, Neymar e Mbappé contra Juventus e Benfica (grupo C) com as partidas do grupo da morte (grupo H). Do lado da chave do PSG, haverá também como opção o Real Madrid (grupo F), que rende audiências acima da média, mas pegou adversários mais fracos do ponto de vista do interesse de mídia (RB Leipzig, Shakhtar Donetsk e Celtic).

Os melhores jogos, pensando em audiência de TV aberta, serão PSG x Juventus, Barcelona x Bayern, Barcelona x Inter de Milão e PSG x Benfica (aqui listados figurativamente, pois não é possível saber a ordem dos mandos nos duelos que caírem de terça-feira). Algum duelo do Real Madrid ou até mesmo um Milan x Chelsea (grupo E) também podem ajudar a completar as escolhas.

No ano passado, a fase de grupos da Champions rendeu uma média de 5 pontos ao SBT no Ibope de São Paulo. A maior audiência foi obtida em um PSG x Manchester City, considerado desde o sorteio do ano passado como o jogo mais aguardado. O SBT fez 6 pontos de média.

As piores audiências foram justamente em jogos do Barcelona, ambos com 4 pontos, diante do Bayern e Benfica. Havia, porém, um contexto diferente. A equipe espanhola em uma fase terrível dentro de campo, o que diminuía o interesse do grande público que compõe a TV aberta. Com as contratações recentes de jogadores como Lewandowski e o brasileiro Raphinha, é possível esperar um Barça mais forte também no Ibope.

A fase de grupos da Champions League de 2022/23 terá também um componente diferente que pode até ajudar no interesse, e isso vale tanto para o SBT quanto para a WarnerBros Discovery, dona dos canais TNT e Space e do streaming HBO Max, que transmitem a competição completa. Será uma edição de expectativa pela Copa do Mundo, que desta vez acontecerá no fim do ano, bem no meio da temporada europeia.

O SBT poderá vender a ideia de que os craques que estarão no Qatar em novembro aparecerão em sua tela nos meses que antecedem ao maior evento de futebol do mundo. Nesse contexto, um PSG com Messi, Neymar e Mbappé, turbinado por um grupo interessante, pode render mais que na edição passada.

O grande desafio do SBT nesta nova temporada será levantar os números no Ibope em relação ao ano passado, quando jogavam contra o fato de a Champions ter ficado três anos ausente da TV aberta (Facebook ocupou este espaço entre 2018/19 e 2020/21), e a própria falta de cultura do fã de futebol europeu em acompanhar produtos desse gênero no canal de Silvio Santos.

Na última edição, a maior audiência no geral foi registrada na final, quando o Real Madrid superou o Liverpool e faturou sua 14ª taça na Champions. O jogo rendeu 15 pontos de média ao SBT no Ibope, vencendo a Globo na tarde de um sábado.

A fase de grupos da Champions League começa no dia 6 de setembro, mesma data na qual o SBT terá no período noturno a definição de um dos finalistas da Libertadores no duelo entre Palmeiras e Athletico Paranaense. As rodadas seguintes na emissora serão exibidas nos dias 13 de setembro, 4, 11 e 25 de outubro, e 1º de novembro.

O sorteio do mata-mata da Champions será realizado em 7 de novembro com os 16 classificados. A fase de oitavas de final só começa em 14 de fevereiro de 2023. A grande final no ano que vem será em um sábado novamente, dia 10 de junho.