PUBLICIDADE
Topo

Alicia Klein

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Talvez você não saiba, mas seu time joga hoje

Santos, de Pará, e Corinthians disputam hoje um clássico completamente esvaziado - Divulgação / Santos FC
Santos, de Pará, e Corinthians disputam hoje um clássico completamente esvaziado Imagem: Divulgação / Santos FC
Conteúdo exclusivo para assinantes
Alicia Klein

Alicia Klein tem quase 20 anos de mercado esportivo em posições de liderança no Brasil e no exterior. Escreveu a biografia de Michael Schumacher, trabalhou na NFL, no universo olímpico e no da Copa do Mundo. Decidiu que é hora de falar sobre misoginia, racismo, trabalho infantil e tudo que o esporte aceita em nome dos resultados dentro e fora de campo.

25/04/2021 19h29

Ou jogou ontem e jogará amanhã. Por um campeonato que você talvez já tenha esquecido, mas continua existindo. E atrapalhando a temporada da sua equipe.

Já mencionei aqui que não sou necessariamente contra a existência dos estaduais. Considero essa discussão complexa demais para caber em uma coluna. Mas o que está acontecendo agora é bizarro demais.

Não só pela quantidade de jogos encavalados, como pela dificuldade em consumir estes jogos. A torcedora e o torcedor mais engajados talvez consigam não perder de vista o calendário do seu time amado. Quarta, sexta, domingo. Mas venho ouvindo cada vez mais relatos de quem até se deu conta de que tinha jogo, só não conseguiu descobrir onde assistir.

Para uma gente acostumada ao monopólio de um conglomerado, a situação atual é complicadíssima. Globo, SporTV, Premiere, SBT, Record, Fox Sports, ESPN, TNT Sports, PPV do Cariocão, Fla TV, Vasco TV, Conmebol TV. Mas isso é assunto para outro dia.

A insistência das federações em manter seus formatos esdrúxulos (o Paulistão é uma pérola, com grupos em que times poderão se classificar com metade dos pontos de adversários de outros grupos) só está desvalorizando seus produtos.

Santos e Corinthians disputam hoje um clássico completamente esvaziado. Ou algum alvinegro vai querer ver a equipe titular em campo, com Libertadores e Sul-Americana daqui a uns dias? Só entrar no Twitter cinco minutos para ver torcidas furiosas com a escalação de titulares para alguns destes jogos.

Os estaduais caminham a passos largos para deixar de ser irrelevantes e se tornar um estorvo, algo a se contornar, uma pedra na chuteira. Parabéns aos envolvidos.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL