Topo

Alicia Klein

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Ano louco + futebol ruim = campeonato bom

Uendel é expulso durante Internacional x Sport, jogo do Brasileirão 2020 - Fernando Alves/AGIF
Uendel é expulso durante Internacional x Sport, jogo do Brasileirão 2020 Imagem: Fernando Alves/AGIF

11/02/2021 15h07

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Por ossos do ofício, assisti ontem aos cinco jogos da rodada - na medida do que é possível acompanhar até três partidas ao mesmo tempo. Terminei a maratona de quatro horas e meia, antes de entrar no nosso Fim de Papo, com a seguinte sensação: este é o melhor pior Campeonato Brasileiro que já vi com meus próprios olhos.

Já ouvi muita gente falando que não lembra quando o torneio esteve tão emocionante, com tantos postulantes ao título. Para, no próximo fôlego, criticar a má qualidade técnica, comparar com outros campeões, maldizer a falta de criatividade dos treinadores brasileiros etc. etc. etc.

Quem convive comigo não deve mais aguentar me ouvir dizer que não dá para comparar 2020 com nada. Pandemia, calendário maluco, crianças sem escola, atletas, comissões técnicas e suas famílias doentes. Aiiinnnn, mas o Flamengo do Jorge Jesus... Gente, o Flamengo do Jesus é um dos melhores times de uma geração. Vai comparar com este ano surreal como? Para quê? Por quê?

Sobre ontem, especificamente: das cinco partidas, só uma pouco importava porque ali no meio da tabela. E foi a melhor da noite, com Corinthians e Athletico Paranaense empatando em 3 a 3. Jogo aberto, poucas faltas, vertical como virou moda dizer.

Em Internacional e Sport, a beleza do futebol em ação (não confundir com belo futebol). Líder e ameaçado de rebaixamento emparelhados por uma expulsão besta aos 25 minutos. O cartão vermelho de Uendel, o contra-ataque de Marcão e a bola que Lomba achou que saiu: fim de uma invencibilidade de 12 jogos e briga pela taça vivíssima.

São Paulo e Ceará não foi exatamente um deleite, mas proporcionou emoção no final, inclusive com o bizarro lance de Volpi. Na outra trave, Richard precisou fazer quatro defesas nos primeiros sete minutos, numa forte pressão tricolor. Aí se passaram quase noventa sem tentos, para terminar 1 a 1 com gols aos 47 e 50 do segundo tempo. SPFC segue sem vencer em 2021.

Fortaleza e Vasco era o confronto do médio com o muito desesperado. O médio teve só 40% de posse de bola, mas aproveitou seus contragolpes na velocidade e meteu três no adversário. Time carioca de volta ao Z4, perigando sofrer o quarto rebaixamento desde 2008.

E, para fechar, na partida entre a surpresa positiva do campeonato e o time que mais investiu com o técnico mais badalado... sono. Galo e Fluminense irritaram a torcida com um jogo arrastado, chato, placar zerado. Curiosidade: Marcão e Sampaoli têm o mesmo aproveitamento à frente de suas equipes.

No resumo da ópera, emoção provavelmente até a última rodada. Era melhor ter um time muito superior e um campeonato desequilibrado? Considerando tudo que foi 2020, o que temos está de bom tamanho.

Em tempo: nessa mesma linha, o Palmeiras acaba de fazer mais um jogo ruim numa temporada ótima. Lembrando que, na pior das hipóteses, terminará campeão da Libertadores, título mais almejado pela torcida. Na melhor, também da Copa do Brasil e da Recopa. Não muda o fato de que jogou pouquíssima bola nas últimas semanas. Atuações sofríveis. Mas isso também não muda o fato de que o alviverde é o campeão da América.