PUBLICIDADE
Topo

Basquete

Anthony Davis brilha, e Lakers atropelam Heat no 1º jogo da final da NBA

Anthony Davis e LeBron James na final da NBA entre Los Angeles Lakers e Miami Heat - Getty Images
Anthony Davis e LeBron James na final da NBA entre Los Angeles Lakers e Miami Heat Imagem: Getty Images

Colaboração para o UOL, em São Paulo

01/10/2020 00h36

Los Angeles Lakers e Miami Heat fizeram na noite de hoje o primeiro jogo da série das finais da NBA. E, sem tomar conhecimento do rival, a franquia do sul da Califórnia atropelou e venceu por 116 a 98 para sair na frente na disputa melhor de sete partidas em Orlando. Estreante em decisões, Anthony Davis foi o destaque do jogo e fechou como cestinha, com 34 pontos. Pelo lado do Heat, Jimmy Butler anotou 23.

Embalado nos playoffs, os Lakers construíram a vitória com bastante superioridade. A equipe começou devagar, mas assumiu a vantagem no último lance do primeiro quarto para liderar até o fim do confronto. Em determinado momento, o time de Los Angeles vencia por 32 pontos de frente.

LeBron James, que disputa a sua décima final de NBA e busca o seu quarto título, teve atuação consistente e "flertou" com um triplo-duplo — 25 pontos, 13 rebotes e nove assistências.

As equipes voltam a se enfrentar na sexta-feira (2), pelo segundo jogo da série.

Lakers dominam após início lento

Quem viu os primeiros minutos da final se deparou com um Los Angeles Lakers demorando para engrenar. O Miami Heat, por sua vez, aproveitou e chegou a abrir 13 pontos de vantagem no placar. Mas LeBron, Davis e cia. não vacilaram e logo entraram no jogo. A equipe reagiu cedo e pouco a pouco foi encostando no placar. Mais do que isso, os Lakers assumiram a vantagem exatamente no último lance do primeiro quarto — 31 a 28. Daí pra frente só deu a franquia de Los Angeles. A equipe dominou o adversário e conseguiu ir para o vestiário com vantagem de 17 pontos.

A volta do intervalo não mudou o cenário. Na verdade, só piorou para o lado do Heat. Diante de um Lakers avassalador e Anthony Davis preciso nos arremessos, a vitória se encaminhou logo no terceiro quarto -- a vantagem chegou a ser de 32 pontos. Com o resultado praticamente definido, os Lakers diminuíram o ritmo no último período e, ainda assim, fecharam a partida com vantagem bastante confortável.

Heat sofre com lesões e liga alerta

Butler na final da NBA - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images
As finais da NBA não poderiam ter começado de um jeito pior para o Miami Heat. Além da derrota expressiva nesta noite, a equipe ainda ganhou uma dor de cabeça para a sequência da série. Ou melhor, duas. Isso porque Bam Adebayo e Goran Dragic deixaram a quadra no terceiro quarto com lesões e desfalcaram a equipe no restante da partida. Antes deles, Jimmy Butler sofreu um problema no tornozelo e também assustou, mas conseguiu retornar.

LeBron vira 2º maior pontuador de 3 pontos em finais

LeBron James conseguiu uma marca importante logo no início da partida. O camisa 23 dos Lakers superou Klay Thompson e se tornou o segundo maior pontuador em bola de três pontos em finais da NBA. Ele está atrás somente de Stephen Curry, que soma 121 pontos em arremessos de fora do perímetro em decisões.

Obama vê jogo na torcida virtual ao lado de lendas

Barack Obama, ex-presidente dos Estados Unidos, foi presença ilustre na torcida virtual durante a partida. Ele assistiu à final "ao lado" de várias lendas da NBA — Shaquille O'Neal, Kareem Abdul-Jabbar, Larry Bird e Dirk Nowitzki marcaram presença.

Basquete