Topo

Morre Gerson, recordista em jogos pela seleção brasileira de basquete

Gerson é o jogador que mais vezes vestiu a camisa da seleção brasileira de basquete - Reprodução/Facebook
Gerson é o jogador que mais vezes vestiu a camisa da seleção brasileira de basquete Imagem: Reprodução/Facebook

Do UOL, em Porto Alegre

29/04/2020 09h39

A Confederação Brasileira de Basquete (CBB) confirmou, na manhã de hoje, a morte do ex-jogador Gerson Victalino, de 60 anos. Campeão do Pan de Indianápolis em 1987, ele é recordista em partidas com a seleção brasileira.

Gerson foi diagnosticado com Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) em novembro do ano passado. Trata-se de uma doença degenerativa que causa paralisia motora progressiva irreversível.

"Nosso eterno agradecimento e pêsames por sua partida", publicou o perfil oficial da CBB.

Gersão, como era conhecido, começou sua carreira no basquete em 1979. Dois anos depois já defendia a seleção brasileira. Na longa carreira na seleção, ele disputou três edições dos Jogos Olímpicos, duas edições do Mundial e três dos Jogos Pan-Americanos, conquistando medalha de ouro em 1987.

Não há uma contagem oficial de jogos pela seleção, pois não havia um controle rígido sobre isso no passado. Entre Pan, Olimpíadas e Mundiais, o ex-pivô disputou 63 partidas e é reconhecido como recordista em participações.

Gerson já havia sido homenageado pela CBB dando nome a uma das conferências do Campeonato Brasileiro. "Me senti lisonjeado com esta homenagem. Ser escolhido dentre tantos nomes que fizeram e fazem história no nosso basquete", disse na ocasião.