Topo

Pistorius chora diante de juiz, promotoria fala em crime premeditado e depoimento é adiado

Do UOL, em São Paulo*

15/02/2013 08h11

Acusado de assassinar a namorada na madrugada da última quinta-feira, o atleta paraolímpico Oscar Pistorius esteve nesta sexta-feira, em Pretória, na África do Sul, diante do Tribunal para ser formalmente indiciado pelo crime. Ele chorou e, diante da acusação, a defesa pediu o adiamento da audiência para terça-feira. Pistorius ficará detido até lá.

Os promotores alegam que o crime foi premeditado. Segundo o site News24, da África do Sul, durante a audiência, o juiz Desmond Nair perguntou se o crime havia sido premeditado. Gerrie Nel, um dos promotores responsáveis pela acusação, respondeu 'sim'. Neste momento, segundo o relato, Pistorius começou a chorar bastante. 

Se a denúncia de premeditação for aceita, o atleta pode até mesmo ser condenado a uma prisão perpétua na África do Sul. Até terça, ele ficará detido em uma cela de uma delegacia em Pretória, e não em uma cadeia, atendendo a pedidos dos advogados.

O sul-africano - dono de seis medalhas de ouro em Jogos Paraolímpicos - ficou com a cabeça apoiada entre as mãos e não conseguiu mais segurar as lágrimas, sendo consolado pelo pai durante toda a audiência, em que foi formalizada a acusação de assassinato da modelo  Reeva Steenkamp.

O atleta chegou ao Tribunal com o rosto coberto por um paletó e contou com a ajuda dos policiais para não mostrar o rosto. Ele chegou sentado no banco de trás de uma viatura policial, após passar a noite preso. 

Steenkamp, 29, uma famosa modelo sul-africana, foi morta com um tiro no braço e um na cabeça na casa de Pistorius. Atendida por paramédicos, ela morreu no local antes da polícia chegar. Segundo o jornal britânico The Sun, uma vizinha do atleta paraolímpico afirmou que ouviu primeiramente três tiros e, após um intervalo de cerca de dez minutos, mais três tiros. A polícia trabalha com a possibilidade de a modelo ter sido morta com quatro disparos.

Pistorius nasceu sem os ossos das pernas e ficou famoso no mundo inteiro por disputar, em 2012, os Jogos Olímpicos de Londres com suas próteses nos 400 m. 

*Atualizado às 8h32

ENTENDA O CASO PISTORIUS


  • - Oscar Pistorius, 26 anos, considerado o maior atleta paraolímpico de todos os tempos, e o único a conseguir disputar as Olimpíadas (chegou às semifinais dos 400 m em Londres 2012), foi acusado formalmente pela polícia na última quinta-feira de ter assassinado a tiros a namorada, a modelo Reeva Steenkamp, 29, em sua casa na cidade de Pretória, na África do Sul.

    - O corpo de Steenkamp foi encontrado por volta de 5h de quinta-feira por paramédicos que, antes mesmo da polícia chegar ao local, declararam que Reeva estava morta. Ela foi atingida com um tiro na cabeça e outro no braço. Os jornais sul-africanos diziam, logo pela manhã, que o atleta era o autor do crime, por - supostamente ter confundido Reeva com um bandido. A polícia negou o fato em um primeiro momento.

    - A imprensa local diz que Pistorius dorme com uma pistola e com uma metralhadora ao lado da cama. Outra teoria seria de que Reeva preparava uma surpresa de dia dos namorados (14 de fevereiro é o "Valentine's Day" em muitos lugares pelo mundo) e teria entrado na casa sem avisar. Pistorius foi levado pela polícia para prestar depoimento, e acabou ficando detido até esta sexta-feira, dia em que se apresentou à Justiça.