Topo

MDB oficializa candidatura de Simone Tebet à Presidência

Do UOL*, em São Paulo

27/07/2022 16h35Atualizada em 27/07/2022 19h11

A senadora Simone Tebet foi oficializada como candidata à Presidência pelo MDB para as eleições deste ano. A votação para formalizar a senadora como candidata ocorreu em uma convenção virtual do partido hoje.

A formalização do nome de Tebet ocorre em meio a uma divisão dentro do MDB. Ontem, o ministro Edson Fachin, presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), negou ação apresentada por uma ala do partido ligada ao senador Renan Calheiros (AL) contra a realização da convenção.

Esse grupo de emedebistas que apoia o adiamento da convenção partidária é contra o lançamento de uma candidatura própria e tem indicado apoio ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que lidera a maioria das pesquisas de intenção de voto.

Segundo essa ala do MDB, a votação virtual do partido "coloca em risco a legitimidade das escolhas" e "representa grave risco de escolha antidemocrática entre filiados, haja vista a possibilidade de culminar no afastamento de pré-candidatos que desejariam disputar o pleito, no direcionamento dos votos e opiniões de filiados e, ainda, no receio quanto a possíveis represálias da cúpula partidária".

Também ontem, o senador Tasso Jereissati (PSDB) desistiu de servir como vice na chapa com Tebet. O senador é um grande defensor do nome dela para a Presidência, mas estaria indisposto a concorrer no pleito, abrindo mão também de uma eventual reeleição no Senado.

Federação aprova Tebet

Unidos em uma federação partidária, PSDB e Cidadania aprovaram hoje, por unanimidade, o apoio à candidatura de Tebet. A senadora, que estava na convenção do MDB, fez uma breve participação de forma virtual no encontro de seus apoiadores.

Com a indefinição sobre o lançamento de Jereissati como vice, nomes de duas senadoras passaram a ser cogitados: Eliziane Gama (Cidadania) e Mara Gabrilli (PSDB). Segundo o presidente do PSDB, Bruno Araújo, o nome de vice será definido até a data limite, em agosto.

* Com Agência Brasil