Topo

Lula: Não creio em golpe, se Bolsonaro brincar com democracia, pagará caro

Lucas Borges Teixeira, Allan Brito e Jessica Bernardo

Do UOL, em São Paulo, e colaboração para o UOL, em São Paulo

27/07/2022 11h11

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse não acreditar em um golpe do presidente Jair Bolsonaro (PL) neste ano, caso perca as eleições. Durante o UOL Entrevista, o candidato à Presidência afirmou que as Forças Armadas, tidas como fiadoras de Bolsonaro, não apoiariam um rompimento democrático.

Lula criticou ainda uma suposta intenção de Bolsonaro em tomar para si o ato de bicentenário da Independência brasileira, comemorado no próximo 7 de setembro.

Em discurso durante a convenção que o lançou à reeleição, Bolsonaro convocou apoiadores para irem às ruas na data, como tem feito nos últimos anos. Sem especificar o motivo, Bolsonaro disse que a manifestação em 7 de setembro será "a última vez" que os apoiadores irão às ruas e atacou mais uma vez o STF, chamando os ministros de "surdos de capa preta".

"Acho que ele vai tentar fazer o que quer fazer. [Mas] a gente deve ter em conta que militares são mais responsáveis que Bolsonaro", afirmou Lula sobre possibilidade de golpe. "Convivi com militares e não tenho queixa do comportamento das Forças Armadas. Mantive oito anos de convivência da forma mais digna possível."

Essas bobagens que Bolsonaro fala não têm apoio dos militares da ativa, do alto comando. Ele só pode ser considerado chefe supremo quando é sério, fala coisa com coisa e respeita instituições. Ele fala 'meu Exército', mas não é dele. Ele foi expulso do Exército por má conduta. Então como a gente pode pensar em golpe? Não acredito em golpe, não acredito que as Forças Armadas pensem nisso. Se ele começar a brincar com democracia, ele vai pagar caro."
Lula, durante entrevista no UOL

O ex-presidente disse ainda que Bolsonaro não tem "inteligência e bom senso" ao convocar apoiadores para os atos de 7 de Setembro, como já havia feito no ano passado. Durante a convenção do PL que o alçou oficialmente à reeleição, no último domingo (24), repetiu o feito em meio a críticas ao STF [Supremo Tribunal Federal].

O presidente que aí está, se tivesse bom senso e inteligência, estaria promovendo em 2022 o 7 de setembro como uma grande festa cívica de 200 anos de Independência. Avaliar o que foi feito e o que vamos fazer. Não, ele quer transformar os 200 anos em marco dele, fazer motociata, quem sabe com estátua de Tiradentes, ele quer brincar com data nobre, ele não vai ter sucesso. O povo sabe que Independência não é dele, é uma conquista da sociedade brasileira. É coisa séria."
Lula, candidato do PT à Presidência

Lula criticou ainda as recorrentes críticas que Bolsonaro tem feito ao sistema eleitoral brasileiro. À medida que as eleições se aproximam, o presidente tem questionado as urnas com mais frequência, com inverdades sobre segurança e confiabilidade dos equipamentos.

"Democracia é a única forma política de garantir liberdade. Não pode permitir que mentira causada por um bronco [Bolsonaro], que todo dia conta seis ou sete mentiras em lives, tenha força nesse país", criticou Lula.

Cidadão que foi eleito, não tem um que coloque em suspeição a urna. Só esse bronco [Bolsonaro], que ganhou com urna eletrônica e está tentando copiar [o ex-presidente norte-americano Donald] Trump e desafiar a lógica da democracia."
Lula (PT)