Topo

PT chama Temer de traidor em meio a negociações de Lula por apoio do MDB

Perfil do PT corroborou crítica de Dilma Rousseff a Michel Temer, após a ex-presidente chamar o emedebista de traidor - Reprodução
Perfil do PT corroborou crítica de Dilma Rousseff a Michel Temer, após a ex-presidente chamar o emedebista de traidor Imagem: Reprodução

Colaboração para o UOL, em Maceió

25/07/2022 15h19

Em meio as negociações feitas pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para conseguir apoio do MDB nas eleições de outubro, o PT corroborou a crítica feita pela ex-presidente Dilma Rousseff a Michel Temer, e chamou o cacique emedebista de "traidor" pelo suporte dele ao impeachment da petista em 2016.

Por meio de seu perfil nas redes sociais, o PT de Minas Gerais compartilhou uma charge produzida por Nando Motta, na qual Dilma aparece imponente enquanto Temer é retratado como vampiro e surge apequenado. Além do desenho, a charge é acompanhada pela frase "a história não perdoa a prática da traição". O perfil do PT Nacional retuitou a postagem.

Dilma Rousseff voltou a chamar Michel Temer de traidor na semana passada em resposta ao elogio feito pelo ex-presidente à petista quando, em entrevista ao UOL, ele chamou sua ex-companheira de chapa de "honestíssima", e pontuou que o impeachment foi concretizado em decorrência das "dificuldades em se relacionar" da ex-mandatária.

Em nota, Dilma Rousseff disse que "agradeceria" se Temer não mais buscasse "limpar sua inconteste condição de golpista utilizando minha inconteste honestidade pessoal e política", além de afirmar que a "história não perdoa traição".

Lula busca apoio do MDB

Líder nas pesquisas de intenções de votos na corrida pelo Palácio do Planalto e com chances reais de vencer a disputa no primeiro turno, Lula busca o apoio do MDB e já conseguiu a simpatia de pelo menos onze diretórios emedebistas, que ignoraram a candidatura da senadora Simone Tebet (MDB-MS) e declararam abertamente apoio à chapa petista.

Em reunião realizada em São Paulo na semana passada, diversos caciques do MDB prometeram defender apoio ao PT na comissão nacional da legenda.

Entre os emedebistas simpáticos à candidatura de Lula constam nomes importantes da sigla em Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Paraíba, Piauí, Rio de Janeiro e Pará. Entre eles, oito são presidentes dos diretórios estaduais do partido. A articulação é feita pelo deputado José Guimarães (PT-CE), um dos coordenadores da campanha de Lula no Nordeste, presente no encontro.

O grupo deverá defender o apoio oficial do MDB à candidatura de Lula já no primeiro turno na convenção nacional marcada para o dia 27 — rifando, consequentemente, a pré-candidatura de Tebet.

Dentro do MDB, que oficialmente segue com Tebet como pré-candidata com chancela do presidente Baleia Rossi (MDB-SP), o encontro é visto com indiferença. As lideranças que apoiam a senadora argumentam que este grupo sempre foi próximo ao ex-presidente Lula e, na prática, já o apoiariam de qualquer jeito.

Tebet não decolou nas pesquisas e têm perdido apoios antes dados como certos. Ela tem 3,3% das intenções de voto, de acordo com o agregador de pesquisas do UOL, e quase nenhum palanque estadual forte.

Temer sinaliza apoio ao PT em eventual 2º turno

Ontem, em entrevista ao G1, Michel Temer ponderou que o MDB deve manter a candidatura de Simone Tebet, o que significa que o partido não apoiará o PT no primeiro turno. Porém, o ex-presidente sinalizou que a sigla deve ficar ao lado de Lula em um eventual segundo turno entre o petista e o atual mandatário, Jair Bolsonaro (PL).

"Pelo que tenho ouvido, o partido quer seguir com candidatura própria, não vejo condições para o apoio no primeiro turno", declarou o cacique, que demonstrou incômodo pelo fato de uma ala do PT continuar chamando-o de golpista.