Topo

Convenção do PT sem Lula é para evitar atrito com apoiadores, diz Gleisi

Weudson Ribeiro

Colaboração para o UOL, em Brasília

21/07/2022 09h50

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) faltou nesta quinta-feira (21) à reunião em que o PT homologou a candidatura do petista à Presidência da República. A dirigente do partido, deputada federal Gleisi Hoffmann (PR), indicou que a medida visa a evitar atrito com outras siglas da Federação Brasil da Esperança, composta por PCdoB e PV, que também aprovou hoje a chapa de Lula com o ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin (PSB) para registro no TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

"Temos feitos vários atos pelo Brasil com a presença de Lula. Se fôssemos fazer a coligação do PT junto com a federação e trazer o presidente Lula, os outros partidos também gostariam que ele participasse. Então teríamos a participação de Lula em várias convenções. Não poderia ser só do PT, Lula não é candidato só do PT, mas da coligação", disse em entrevista ao UOL News.

De acordo com interlocutores do PT consultados pelo UOL, a avaliação interna é que eventos como os que Lula tem feito pelo país são mais vantajosos que uma convenção partidária, meramente protocolar. Como gesto simbólico, Lula deverá participar da convenção do PSB, em Brasília, no fim deste mês.

Na contramão da estratégia adotada pelo partido de Lula, o PL deverá fazer um megaevento em um ginásio no Rio de Janeiro para apresentar oficialmente a candidatura à reeleição do presidente do presidente Jair Bolsonaro. Na tarde de ontem, o PDT realizou convenção em torno de Ciro Gomes, em Brasília.