Topo

Lula ausente, Bolsonaro em ginásio, Ciro isolado: convenções começam hoje

Os presidenciáveis Lula (PT), Jair Bolsonaro (PL) e Ciro Gomes (PDT) - Divulgação e Agência Brasil
Os presidenciáveis Lula (PT), Jair Bolsonaro (PL) e Ciro Gomes (PDT) Imagem: Divulgação e Agência Brasil

Do UOL em São Paulo

20/07/2022 04h00Atualizada em 20/07/2022 09h41

Os partidos adotaram estratégias diferentes para as suas convenções nacionais que vão chancelar as candidaturas para as eleições de 2022. O período para realização começa hoje.

Enquanto o PL do presidente Jair Bolsonaro deverá fazer um megaevento em um ginásio no Rio de Janeiro, o PT do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva optará por uma reunião mais protocolar, sem o candidato. O primeiro a realizar a convenção será o PDT de Ciro Gomes, nesta tarde, em Brasília.

Como a legislação eleitoral brasileira proíbe candidatura avulsa, os candidatos têm de ser indicados pelos partidos, que tem desta quarta até 5 de agosto (17 dias) para realizar os eventos nacionais e estaduais.

Depois, têm até 15 de agosto para fazer o registro das chapas na Justiça Eleitoral. Só a partir de 16 de agosto os 45 dias de campanha começam de verdade e eles poderão usar seus respectivos números e pedir votos.

Ciro isolado em Brasília

Ex-governador do Ceará e presidenciável do PDT, Ciro Gomes - Divulgação/PDT - Divulgação/PDT
Ex-governador do Ceará e presidenciável do PDT, Ciro Gomes
Imagem: Divulgação/PDT

Entre os principais concorrentes, o primeiro a ser lançado será Ciro Gomes — a convenção do PDT está marcada para às 15h de hoje na sede nacional do partido, na capital federal.

Ex-governador do Ceará e ex-ministro de Itamar Franco e de Lula, Ciro deverá se lançar sozinho a sua quarta tentativa ao Palácio do Planalto. Sem ter fechado nenhuma aliança oficial com outro partido, apenas apoios pontuais como da ex-senadora Heloísa Helena (Rede), o PDT já avisou que o vice não será anunciado hoje, mas até 15 de agosto, limite do registro.

É provável que Ciro opte por uma chapa puro-sangue, como fez em 2018 com a senadora Kátia Abreu (PP-TO), então no PDT. Naquele ano o partido se coligou com o Avante e Ciro acabou em terceiro lugar, com 12% dos votos.

PT sem Lula em SP

Lula em evento na Expo Center Norte, na zona norte de SãoPaulo - ALOISIO MAURICIO/ESTADÃO CONTEÚDO - ALOISIO MAURICIO/ESTADÃO CONTEÚDO
Lula em evento na Expo Center Norte, na zona norte de SãoPaulo
Imagem: ALOISIO MAURICIO/ESTADÃO CONTEÚDO

Já o PT realizará uma reunião protocolar amanhã (21) em um hotel em São Paulo, apenas com a executiva nacional, sem militantes ou Lula, que está cumprindo agenda de pré-campanha em Pernambuco.

Primeiro, no início da manhã, o partido realizará a convenção própria, indicando Lula. Depois, perto da hora do almoço, a Federação Brasil da Esperança, que inclui também PC do B e PV, chancela a candidatura.

Estarão presentes o presidente dos três partidos e membros da campanha lulista, mas nenhum candidato a cargo majoritário. De acordo com membros da área de comunicação da candidatura, grandes eventos como os que tem feito pelo país — amanhã será em Recife — são muito mais vantajosos do que uma convenção partidária, meramente protocolar.

Como gesto simbólico, Lula deverá participar da convenção do PSB, em Brasília, no dia 28, quando chancelará o nome do ex-governador Geraldo Alckmin (PSB) a vice na chapa, e talvez esteja também na do PSOL, em São Paulo, no final do mês.

Megaevento de Bolsonaro no Rio

Jair Bolsonaro, que deve ter Braga Netto como vice  - Reuters - Reuters
Jair Bolsonaro, que deve ter Braga Netto como vice
Imagem: Reuters

A campanha de Bolsonaro pensa exatamente o oposto. O presidente participará, no dia 24, de um grande evento no ginásio do Maracanãzinho, no Rio de Janeiro, com capacidade para quase 12 mil pessoas, porém sem número máximo divulgado.

O objetivo é fazer um lançamento que reúna lideranças partidárias, ex-ministros, influencers e tenha gritos de ordem e músicas patrióticas. É pedido aos apoiadores para irem de verde e amarelo ou camisa da seleção brasileira.

Ontem, perfis nas redes sociais contrários a Bolsonaro articularam um boicote ao evento e, num movimento coordenado, reservaram ingressos para o evento disponíveis na internet — mesmo sem interesse em comparecer - com o objetivo de esvaziá-lo.

Na convenção, é esperado que o presidente chancele o nome do general Braga Netto (PL), ex-ministro chefe da Casa Civil e da Defesa, como vice na chapa.

Tebet na berlinda virtual

Simone Tebet no lançamento de sua pré-candidatura em 2022 pelo MDB - Reprodução - Reprodução
Simone Tebet no lançamento de sua pré-candidatura em 2022 pelo MDB
Imagem: Reprodução

Marcada para o dia 27, no formato virtual, a convenção nacional do MDB para sancionar o nome da senadora Simone Tebet (MDB-MS) ao Planalto, ainda pode mudar de data.

Caciques do MDB se reuniram ontem com o ex-presidente Michel Temer (MDB), em São Paulo, para tentar adiar o evento para o dia 5 de agosto e realizá-lo de forma presencial.

O grupo, que prega apoio à chapa do ex-presidente Lula já no primeiro turno, argumenta que detalhes ainda precisam ser debatidos e que não há motivo do debate ser online. O deputado Baleia Rossi (MDB-SP), presidente do partido, resiste à ideia.

Veja as datas de todas as convenções dos pré-candidatos:

  • Ciro Gomes (PDT): 20 de julho, em Brasília
  • Lula (PT): 21 de julho, em São Paulo
  • André Janones (Avante): 23 de julho, em Belo Horizonte
  • Jair Bolsonaro (PL): 24 de julho, no Rio de Janeiro
  • Simone Tebet (MDB): 27 de julho, em conversão virtual
  • Luiz Felipe D'Ávila (Novo): 30 de julho, em São Paulo
  • Sofia Manzano (PCB): 30 de julho, em São Paulo
  • José Maria Eymael (DC): 31 de julho, em São Paulo
  • Vera Lúcia (PSTU): 31 de julho, em São Paulo
  • Luciano Bivar (União Brasil), 5 de agosto, em São Paulo
  • Leonardo Péricles (UP): a definir
  • Pablo Marçal (Pros): a definir