Topo

Zambelli pede que PF apure 'sabotagem' a evento de candidatura de Bolsonaro

Do UOL, em Sâo Paulo

20/07/2022 11h03Atualizada em 20/07/2022 12h35

A deputada federal Carla Zambelli (PL) enviou representação à PF (Polícia Federal) para que a corporação investigue uma "sabotagem" ao evento do PL que vai lançar a candidatura do presidente Jair Bolsonaro (PL) à Presidência da República. A convenção nacional do partido está marcada para o próximo domingo (24) e será realizada no ginásio do Maracanãzinho, no Rio de Janeiro.

Segundo a representação da parlamentar, a prática foi realizada por "militantes de esquerda" com o objetivo de esvaziar o evento. Os ingressos para a convenção estavam disponibilizados gratuitamente pela plataforma digital Sympla e a garantia de entrada no evento exigia um cadastro prévio.

De acordo com Zambelli, porém, alguns perfis de redes sociais estavam "se manifestando e incentivando um boicote ao lançamento da candidatura". Para isso, esses perfis divulgaram sites que criam e-mails e números de CPF falsos em grande quantidade, diz a representação da parlamentar.

"A incitação realizada configura crime eleitoral que conforme o artigo 353 do Código Eleitoral que determina que 'fazer uso de qualquer dos documentos falsificados ou alterados, a que se referem os artigos. 348 a 352'. Ambos os artigos citados tipificam o crime de falsificação para fins eleitorais, e podem ser punidos com pena de multa e reclusão", afirma Zambelli.

Ainda segundo a parlamentar, ela tomou conhecimento desse caso por meio de denúncias que foram enviadas ao seu gabinete.

O UOL entrou em contato com a PF e aguarda retorno.

O episódio citado por Zambelli se refere a um movimento coordenado realizado por perfis contrários a Bolsonaro, que reservaram ingressos para o evento disponíveis na internet mesmo sem interesse em comparecer. Durante a tarde de ontem, quem tentou acessar a plataforma de ingressos para garantir a entrada no evento se deparou com uma fila de espera virtual "devido ao grande número de acessos".

Hoje, o UOL acessou o site, que informa que não é mais possível fazer inscrições e que as vagas estão esgotadas.

Organizado para ser um grande evento, a convenção que vai oficializar a candidatura de Bolsonaro ao Palácio do Planalto tem como objetivo fazer um lançamento que reúna lideranças partidárias, ex-ministros, influencers e tenha gritos de ordem e músicas patrióticas. É pedido aos apoiadores para irem de verde e amarelo ou camisa da seleção brasileira.

Na convenção, é esperado que o presidente chancele o nome do general Braga Netto (PL), ex-ministro chefe da Casa Civil e da Defesa, como vice na chapa.