Topo

Haddad diz que anuncia vice próxima semana; Garcia fala em até 5 de agosto

Haddad tem preferência pela ex-ministra Marina Silva (Rede) como pré-candidata a vice - Horacio Villalobos/Corbis via Getty Images
Haddad tem preferência pela ex-ministra Marina Silva (Rede) como pré-candidata a vice Imagem: Horacio Villalobos/Corbis via Getty Images

Colaboração para o UOL

13/07/2022 18h37Atualizada em 13/07/2022 18h37

O pré-candidato do PT ao governo de São Paulo, Fernando Haddad, disse, em entrevista ao podcast Inteligência Ltda ontem, que deve anunciar seu vice até o final da próxima semana. Enquanto isso, Rodrigo Garcia (PSDB), que tenta a reeleição, ressaltou hoje que tem até 5 de agosto para definir seu companheiro de chapa.

"Vencemos a primeira etapa com a vinda de Márcio França (PSB) para nossa chapa na condição de candidato ao Senado, que acho uma figura extraordinária. A gente precisa ter um representante como ele. Começamos hoje [ontem, dia 12] a negociação em torno da figura do vice", revelou o petista.

Haddad tem preferência pela ex-ministra Marina Silva (Rede) como pré-candidata a vice, porém, ela anunciou recentemente a pré-candidatura à deputada federal por São Paulo. O nome de Marina poderia apaziguar o imbróglio entre PT e PSOL por indicações na chapa, já que os psolistas formam uma federação com a Rede.

"Montamos um amplo arco de aliança, dez partidos que já declararam apoio a essa candidatura. Tudo isso vai ser consumado até 5 de agosto. A convenção do PSDB será no dia 30 de julho, mas o registro definitivo é até 5 de agosto, último prazo para as chapas estarem definidas", disse Garcia, em coletiva de imprensa.

O governador de São Paulo tem o desafio de resolver a disputa entre União Brasil e MDB em relação à indicação para vice em sua chapa. Originalmente, a negociação era para que os emedebistas ocupassem a vaga, mas a sigla presidida pelo deputado Luciano Bivar (PE) revindica a indicação do ex-ministro Henrique Meirelles.

Real Time Big Data: Haddad lidera com 34%; Tarcísio e Garcia empatam

Pesquisa do Instituto Real Time Big Data, contratada pela Record TV e divulgada na segunda-feira (11), mostra o ex-prefeito Fernando Haddad (PT) na liderança para o governo de São Paulo, com 34% das intenções de voto no principal cenário na pesquisa estimulada —quando o entrevistado recebe uma lista com os nomes dos pré-candidatos.

Em seguida, o ex-ministro Tarcísio de Freitas (Republicanos) tem 20%, e o atual governador do estado, Rodrigo Garcia (PSDB), 16%. Como a margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, eles estão tecnicamente empatados.

Vinicius Poit (Novo) teve 2%, enquanto Abraham Weintraub (Brasil 35) e Elvis Cezar (PDT) tiveram 1% cada. Felício Ramuth (PSD), Altino Júnior (PSTU) e Gabriel Colombo (PCB) não pontuaram. Brancos e nulos foram 15%, e os que não sabem ou não responderam, 11%.