Topo

Quaest em SP: com apoio de Bolsonaro, Tarcísio sobe 13 pontos no 1º turno

Tarcísio de Freitas (Republicanos) é o candidato de Bolsonaro ao Palácio dos Bandeirantes - Alan Santos/PR
Tarcísio de Freitas (Republicanos) é o candidato de Bolsonaro ao Palácio dos Bandeirantes Imagem: Alan Santos/PR

Caíque Alencar

Do UOL, em São Paulo

07/07/2022 16h02Atualizada em 07/07/2022 17h49

Quaest - Pesquisa confiável -  -

Pesquisa da Quaest Consultoria, contratada pela Genial Investimentos e divulgada hoje, aponta que o apoio do presidente Jair Bolsonaro (PL) ao ex-ministro Tarcísio de Freitas (Republicanos) na corrida ao governo do estado de São Paulo contribui para que o ex-chefe da pasta da Infraestrutura tenha desempenho melhor no primeiro turno. Quando tem seu nome vinculado ao do atual mandatário, as intenções de voto em Tarcísio crescem 13 pontos percentuais, de 15% para 28%.

A Quaest também fez a sondagem sobre o apoio do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e do ex-governador Geraldo Alckmin ao ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad (PT). Nesse caso, Haddad oscila de 38% para 39%, dentro da margem de erro.

O governador Rodrigo Garcia (PSDB) participou desse recorte sendo retratado como candidato independente, já que, desde a desistência do ex-governador João Doria (PSDB) da corrida ao Palácio do Planalto, Garcia não tem um padrinho político concorrendo ao Executivo federal. Com a observação de que não tem o apoio de ninguém, o tucano registrou 17% das intenções de voto, três pontos a mais do que os 14% que teve sem esse detalhamento.

Também é possível observar que, com os pré-candidatos recebendo apoios, caem os eleitores que declaram que vão votar em branco, nulo ou não irão votar, e também a taxa de indecisos. No primeiro grupo, a queda é de 12 pontos percentuais, de 23% para 11%; os indecisos caem cinco pontos, de 10% para 5%.

Veja a seguir o resultado com os apoios:

  • Fernando Haddad (PT), com o apoio de Lula e Alckmin: 39%
  • Tarcísio de Freitas (Republicanos), com o apoio de Bolsonaro: 28%
  • Rodrigo Garcia (PSDB), como independente: 17%
  • Branco/nulo/não pretende votar: 11%
  • Indecisos: 5%

O levantamento ouviu 1.640 pessoas pessoalmente, entre os dias 1º e 4 de julho. O índice de confiança, segundo o instituto, é de 95% e a margem de erro, de 2,4 pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa foi registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob os números SP-05318/2022 e BR-03964/2022 e teve o custo de R$ 141.300.

Haddad lidera corrida para o governo de São Paulo

A pesquisa da Quaest Consultoria divulgada hoje aponta o ex-prefeito Fernando Haddad (PT) na liderança da disputa pelo governo do estado de São Paulo no cenário estimulado —quando os entrevistados recebem uma lista prévia de pré-candidatos. O petista oscilou negativamente em um ponto, de 39% para 38%, na comparação com o mesmo cenário testado em pesquisa divulgada em maio.

O ex-ministro Tarcísio de Freitas (Republicanos) flutuou positivamente, de 14% para 15%, enquanto o governador Rodrigo Garcia (PSDB) cresceu de 9% para 14%. Como a margem de erro é de 2,4 pontos percentuais para mais ou para menos, os dois estão tecnicamente empatados.

Sobre o instituto

O Quaest é um instituto de pesquisas com sede em Belo Horizonte. Até 2020, segundo dados do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), a empresa realizava pesquisas eleitorais só em Minas Gerais. Hoje, faz levantamentos sobre intenções de voto para presidente. O instituto tem uma parceria com a Genial Investimentos, a qual financia levantamentos sobre a corrida presidencial de 2022. As pesquisas são realizadas com entrevistas presenciais.