Topo

Sob ataque, Lula tem 70% das menções a presidenciáveis na web, diz Torabit

Lula e Bolsonaro foram os presidenciáveis mais citados nas redes sociais em junho - Reprodução
Lula e Bolsonaro foram os presidenciáveis mais citados nas redes sociais em junho Imagem: Reprodução

Wanderley Preite Sobrinho

Do UOL, em São Paulo

06/07/2022 04h00

Uma "orquestração digital" de apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL) contra o rival Luiz Inácio Lula da Silva (PT) provocou forte aumento das menções negativas sobre o petista nas redes sociais no mês de junho, revela o Torabit, plataforma de avaliação de conteúdo em ambiente digital.

Em junho, foram analisadas 1,9 milhão de citações relacionadas aos pré-candidatos à Presidência. Lula concentrou sete em cada dez menções, 3,6 vezes o número das direcionadas a Bolsonaro no período. Quase metade das citações ao ex-presidente foi negativa.

As menções ao presidente e ao petista eram similares até fevereiro, indica o relatório. Em março, Bolsonaro ultrapassou em citações nas redes sociais, mas em meados daquele mês as referências a Lula começaram a disparar ao sair de 6.166 para 45.853 em junho, enquanto o presidente passou de 9.996 menções para 12.739 no mesmo período.

"O monitoramento deixa claro que o aumento das menções negativas de Lula vem, em sua maioria, de apoiadores do governo Bolsonaro", afirmou ao UOL Stephanie Jorge, sócia e cofundadora do Torabit.

"[Em junho,] Os ataques de bolsonaristas ao ex-presidente cresceram 6,7 pontos percentuais em relação a maio", diz o relatório. "No geral, as críticas tratam da própria candidatura de Lula e do sentimento antipetismo intensificado na tentativa de defender Bolsonaro."

Há de fato uma orquestração digital de comentários negativos sobre Lula."
Stephanie Jorge, do Torabit

Devido ao engajamento de bolsonaristas, 48,5% das referências a Lula nas redes sociais foram negativas. Os comentários favoráveis representaram 28,5%, enquanto as neutras, notícias e comentários sem posicionamento representaram 23%.

Tebet vem na sequência, com 47,1% das citações negativas. No Twitter e Facebook, ela ganhou repercussão após criticar falas de Bolsonaro, segundo quem Jesus não usava pistola porque não existia na época.

O pico de menções espontâneas relacionadas a Tebet e eleições presidenciais ocorreu no dia 21 de junho, graça à notícia de que ela defenderia Lula num possível segundo turno contra Bolsonaro.

Bolsonaro cresce ao condenar aborto

A maioria das menções a Bolsonaro foi positiva (47,1%). As críticas ao presidente somaram 30,5% do total, enquanto as notícias ou menções sem juízo de valor atingiram 22,4%.

Além de criticar Lula, "percebe-se esforço de manifestações pró-Bolsonaro nas redes sociais", indica o relatório. As palavras que mais apareceram nessas redes foram: Bolsonaro, 2022, presidente, voto, candidato, governo e eleição.

"O caso do aborto da menina de 11 anos, junto com a revogação do aborto pela Suprema Corte nos Estado Unidos, são assuntos que ajudaram a repercutir menções espontâneas em torno de Bolsonaro no final do mês de junho", afirma o relatório.

Ciro lidera citações positivas

Enquanto Lula lidera o ranking de menções negativas, Ciro recebeu proporção maior de citações positivas (50,5%) e menor taxa de críticas (24%). As manifestações neutras somaram 25,4%

O pico de menções espontâneas ocorreu no início de junho, quando ele participou do Flow Podcast. No Twitter, Ciro ganhou destaque após defender o vereador petista Eduardo Suplicy, que não foi convidado ao lançamento das diretrizes do programa de governo do PT.

A quantidade de citações, no entanto, é baixa na comparação com Lula e Bolsonaro, com média de 1.580 menções por dia em junho. Neste quesito, ele só vence Tebet, que foi mencionada apenas 910 vezes na média de menções diárias.

Um dia de citações relacionadas a Lula equivale a um mês inteiro de posts/comentários sobre Ciro."
Torabit, em relatório