Topo

Renan critica propaganda do PP com Lira: 'Degradação moral'

O senador Renan Calheiros (MDB-AL) - Edilson Rodrigues/Agência Senado
O senador Renan Calheiros (MDB-AL) Imagem: Edilson Rodrigues/Agência Senado

Do UOL, em São Paulo

21/06/2022 21h41

O senador Renan Calheiros (MDB-AL) criticou a propaganda partidária do PP em Alagoas, que tem o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), referenciado como "homem forte em Brasília". O parlamentar chamou o vídeo de "degradação moral".

"Utilização de dinheiro público para matungo posar de gostosão com propaganda mentirosa", escreveu Renan no Twitter.

No vídeo, o partido diz que Arthur Lira "é foda". A propaganda coloca o deputado como responsável pelo Auxílio Brasil acontecer, e disse que o presidente da Câmara garantiu recursos para diversas áreas em Alagoas.

O senador e o deputado são adversários políticos no estado. Os dois trocaram uma série de acusações recentemente. Renan e Lira fazem provocações em relação a eleição para mandato tampão para o governo de Alagoas. No último episódio, Calheiros disse que Lira deseja "cancelar a eleição" pelo cargo Executivo do estado.

"A petição de Lira é litigância de má-fé, amadora e expõe irresponsavelmente o STF [Supremo Tribunal Federal]. A jurisprudência é farta. Trata-se de realização de eleição, mandamento da Constituição estadual, reproduzindo a Constituição Federal. Por que litiga Lira? Para cancelar a eleição", afirmou.

Calheiros fez referência a uma liminar assinada pelo ministro Luiz Fux, do STF, para suspender a eleição indireta. O poder em Alagoas está vago, já que o o governador Renan Filho (MDB) renunciou para se candidatar ao Senado em outubro.

O presidente da Câmara, por sua vez, acusou Calheiros de fazer o mesmo. "Sobre dar golpes, o senador Renan Calheiros entende bem. Foi assim que ele tentou conduzir o Congresso Nacional e, várias vezes, desrespeitou decisões judiciais", falou Lira na sexta-feira (29/4).

"Em Alagoas, achaca e interfere nos poderes, desrespeita a vontade popular e quer fazer do Estado a extensão do seu latifúndio. Não conseguirá!", completou.