Topo

Ciro Nogueira diz que PP não fará parte de eventual governo Lula

Ciro Nogueira é presidente nacional do PP, partido que desde a fundação, em 1995, sempre foi governista - Adriano Machado/Reuters
Ciro Nogueira é presidente nacional do PP, partido que desde a fundação, em 1995, sempre foi governista Imagem: Adriano Machado/Reuters

Do UOL, em São Paulo

02/06/2022 14h57Atualizada em 02/06/2022 15h57

O ministro-chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira, afirmou que o PP não fará parte da base de um eventual governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e que, caso o petista seja eleito, será oposição a ele. As afirmações foram feitas em entrevista ao canal CNN Brasil.

"Isso não vai acontecer. E se essa tragédia acontecer com o nosso país, se depender de mim, não [apoiarei]", respondeu ele, que é presidente nacional da sigla, ao ser questionado se o partido faria parte da base do governo de Lula.

Eu vou ser oposição ao presidente Lula se ele vier a governar qualquer coisa no país Ciro Nogueira, ministro-chefe da Casa Civil

Desde a sua fundação, em 1995, o PP sempre foi governista. A legenda foi da base dos ex-presidentes Fernando Henrique Cardoso (PSDB), Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Dilma Rousseff (PT), Michel Temer (MDB) e, atualmente, do presidente Jair Bolsonaro (PL).

O próprio Ciro Nogueira já disse que Lula foi "o melhor presidente da história desse país". "Não me vejo numa eleição votando contra o Lula. Por tudo que ele fez, por tudo que ele tirou de miséria desse povo", declarou ele ao canal Rede Meio Norte em 2017.

De acordo com o colunista do UOL, Tales Faria, Nogueira já acenou nos bastidores para Lula, caso o PT vença. "Não tem problema. Vai na frente que, se precisar, depois eu vou atrás", disse ele a um deputado do PP que apoia Lula.

Última pesquisa Datafolha, divulgada em 26 de maio, apontava que Lula tinha 54% dos votos válidos, ante 30% de Bolsonaro. Esse resultado seria suficiente para o petista se eleger no primeiro turno.